sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Portugal: Cavaco pede "diálogo frutuoso" entre Governo, PS e parceiros sociais




Económico com Lusa

Cavaco Silva voltou hoje a pedir uma "repartição equitativa dos sacrifícios" em Portugal.

O Presidente da República recomendou hoje "uma atenção muito especial" à "agenda da coesão social", que tem de incluir a repartição equitativa dos sacrifícios e um "diálogo frutuoso" entre Governo, maior partido da oposição e parceiros sociais.

"Esta agenda da coesão social deve merecer uma atenção muito especial porque ela pode exercer uma influência muito decisiva sobre o crescimento económico", afirmou o chefe de Estado, numa intervenção na abertura do Conselho para a Globalização, iniciativa organizada pela COTEC que decorre em Lisboa.

Apontando as três agendas que os decisores políticos portugueses têm neste momento de conduzir em simultâneo - a agenda da consolidação orçamental, a agenda da coesão social e a agenda do crescimento económico - Cavaco Silva falou sobre cada um deles, enfatizando a importância da coesão social.

"A agenda da coesão social visa criar um ambiente social favorável à correcção dos desequilíbrios económicos do nosso país", sustentou.

Essa agenda, continuou, não pode deixar de incluir e "de forma muito clara a repartição equitativa dos sacrifícios que são exigidos aos portugueses", o apoio aos mais desfavorecidos, "em nome da dignidade da pessoa humana" e "um diálogo frutuoso entre Governo e o maior partido da oposição e entre o Governo e os parceiros sociais".


Sem comentários:

Mais lidas da semana