terça-feira, 29 de novembro de 2011

PR Armando Guebuza participa na I Cimeira Luso-Moçambicana e termina visita a Lisboa



ATR/LAS(IM) - LUSA

Lisboa, 29 nov (Lusa) - O Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, termina hoje uma visita de três dias a Lisboa, onde se deslocou para participar na I Cimeira Luso-Moçambicana que decorre nesta terça-feira na capital portuguesa.

A cimeira, que esteve prevista para o início deste ano, mas foi adiada devido à realização, em junho, de eleições antecipadas em Portugal, tem como objetivo avaliar e reforçar a cooperação entre os dois países, disse à lusa fonte moçambicana.

Armando Guebuza e uma comitiva restrita têm hoje, pelas 10:30, um encontro, no Palácio das Necessidades, com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, ao qual se seguirá a reunião plenária e, mais tarde, a assinatura de acordos entre os dois países e uma conferência de imprensa conjunta.

A entrada da empresa portuguesa REN no capital da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, adquirindo metade dos 15 por cento que o Estado português ainda detém na barragem moçambicana, será um dos dossiers a fechar durante esta I Cimeira Luso-Moçaçambicana, disse à Lusa uma fonte ligada ao processo.

A alienação desta participação à REN -- Redes Energéticas Nacionais, significa o fim da presença do Estado português numa das maiores barragens de África, construída em 1969.

Portugal que, em 2007, passou a maioria do capital da HCB para o Estado moçambicano, detém ainda 15 por cento na empresa mas comprometeu-se em vendê-lo, em partes iguais, a interesses portugueses e moçambicanos, neste caso, provavelmente, à Companhia Eléctrica do Zambeze (CEZ).

Da comitiva ministerial que acompanha o chefe de Estado moçambicano nesta sua deslocação a Portugal fazem parte os ministros dos Negócios Estrangeiros, Oldemiro Baloi, dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, da Energia, Salvador Namburete, e das Obras Públicas, Cadmiel Muthemba.

Depois de um almoço oferecido por Passos Coelho, Armando Guebuza e comitiva deixam Lisboa pelas 18:30, com destino a Paris.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana