terça-feira, 15 de novembro de 2011

Presidente da Lusa propõe criação de agência noticiosa global de língua portuguesa



RTP

O presidente da Lusa propôs hoje, na Cidade da Praia, a criação de uma agência noticiosa global de Língua Portuguesa, instrumento importante de "informação e afirmação" para um idioma que é um dos mais falados no mundo.

Afonso Camões falava à imprensa durante um fórum internacional sobre "O Papel das Agências de Notícias nas Sociedades Democráticas", promovido pela Inforpress, defendendo que essa parceria é possível, com a parceria da agências cabo-verdiana e com as dos restantes seis países de Língua Portuguesa.

"Temos uma ambição, que queremos partilhar com a Inforpress e com outras agências do espaço lusófono, que passa por criarmos, conjuntamente e em parceria, uma agência global em Língua Portuguesa, porque somos uma das maiores línguas do mundo e não temos esse instrumento global de informação", sustentou Afonso Camões.

"E oferecemos a nossa rede à Inforpress, que queremos que faça parte desta rede global de comunicação em Língua Portuguesa", acrescentou, realçando que as agências modernas já não trabalham apenas com texto e fotografia, mas sobretudo através da multimédia, trabalhando para televisão, rádio, jornais, revistas e sites na internet.

"O trabalho multimédia significa que trabalhamos áudio, vídeo, texto, infografia e fotografia e estamos muito apostados no desenvolvimento tecnológico da Inforpress", sublinhou o presidente da agência noticiosa portuguesa, adiantando que o projeto entretanto criado na Lusa pode ser "exportado" para as congéneres lusófonas.

Para Afonso Camões, a Lusa pode trazer uma série de mais valias para a Inforpress e vice-versa, uma vez que é esse o "negócio" das agências: trabalhar em rede e em parceria, razão pela qual "o paradoxo tem de mudar."

"Temos olhado para a Inforpress como uma espécie de extensão da Lusa em território cabo-verdiano e queremos que a Inforpress entenda a Lusa como uma extensão da Inforpress junto das comunidades de Cabo Verde e de Portugal no Mundo.

A Lusa tem 25 delegações espalhadas pelo mundo e queremos que o noticiário e a realidade de Cabo Verde esteja na linha da Lusa", explicou.

Por seu lado, o presidente da agência cabo-verdiana, José Mário Correia, mostrou-se "entusiasmado" com a ideia e destacou a parceria, de há muitos anos (desde 1984), que a Lusa pretende implementar na Inforpress com o projeto multimédia.

"Se depender de nós, vai ser em 2012. Não o faremos sozinhos, mas em colaboração estreita com a Agência Lusa, que já tem uma larga experiência nesta matéria. Serve-nos perfeitamente e vai ao encontro do que pretendemos", disse.

"Nenhuma agência do mundo conseguiu sobreviver sem multimédia. O tempo do papel, do texto simples, está ultrapassado. O presente e o futuro passarão por conteúdos multimédia, sobretudo num país onde há uma dispersão territorial enorme e onde a ligação das ilhas terá necessariamente de passar pela agência de notícias", acrescentou José Mário Correia à Lusa.

O custo de implementação do projeto está por definir, acrescentou, mas José Mário Correia mostrou-se convencido de que, com o apoio da Lusa, poder-se-á, em breve, apontar quanto, em teoria e à dimensão de Cabo Verde, se terá de gastar.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana