quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Timor-Leste pode ser plataforma de acesso à Ásia para empresários da CPLP -- ministro



FPA - LUSA

Lisboa, 30 nov (Lusa) -- O ministro da Economia e Desenvolvimento de Timor-Leste, João Gonçalves, defendeu hoje que o país poderá ser uma plataforma de acesso à Ásia para investidores da CPLP, benefícios que serão ampliados com a eventual adesão à ASEAN.

"Timor-Leste tem um potencial extraordinário. Pode servir de plataforma de acesso ao mercado asiático por parte de empresários da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa]", disse o ministro, aludindo aos acordos comerciais já assinados com "países que são grandes mercados, como a China ou a Índia".

João Gonçalves acrescentou que a eventual adesão do país à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e consequente entrada no mercado livre daquela região irá trazer "enormes benefícios".

O governo timorense, afirmou, está envolvido numa "preparação intensa" para em 2013 estar pronto para "esse passo importante".

"Temos consciência de que a adesão trará enormes vantagens económicas e projetará Timor-Leste", disse, frisando que com o mercado livre da ASEAN, previsto para 2015, o país poderá tornar-se "um centro de indústrias transformadoras".

Nessa altura, o crescimento da economia timorense, que desde 2008 tem sido de dois dígitos (cerca de 13%), poderá situar-se entre os 15 e os 20%, defendeu.

O ministro falava à agência Lusa nesta terça-feira em Lisboa, à margem da assinatura de um protocolo com a Associação Industrial Portuguesa (AIP), segundo o qual a AIP se compromete a incentivar as empresas portuguesas a investirem em Timor-Leste, enquanto o Ministério da Economia e Desenvolvimento de Timor-Leste promete "facilitar os canais de comunicação e agilizar formas de cooperação" entre as comunidades empresariais dos dois países.

Na mesma ocasião, a AIP assinou dois outros acordos de cooperação, um com a Câmara de Comércio e Indústria de Timor-Leste (CCITL) e outro com esta instituição e a ELO -- Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Económico e a Cooperação, cujo objetivo é desencadear o processo de adesão da CCITL à Confederação Empresarial da CPLP.

Sem comentários:

Mais lidas da semana