quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Timor-Leste: Rogério Lobato anunciou oficialmente candidatura às presidenciais de 2012



MSE - LUSA

Díli, 30 nov (Lusa) - O antigo ministro do Interior de Timor-Leste Rogério Lobato anunciou hoje oficialmente a sua candidatura às eleições presidenciais de 2012.

O anúncio foi feito na sua sede de candidatura em Díli, capital timorense.

Em declarações à agência Lusa, Rogério Lobato afirmou que a sua candidatura é "independente".

"O meu compromisso é com a história e com aqueles que comigo fundaram este país. É um compromisso moral com os amigos e os com os meus familiares", afirmou Rogério Lobato.

Rogério Lobato é irmão de Nicolau Lobato, herói nacionalista timorense, que dá o nome ao aeroporto de Díli e à sede da Presidência timorense, e segundo Presidente do país, da FRETILIN e comandante das FALINTIL até à sua morte em combate no último dia de 1978,

Toda a família do candidato foi toda dizimada durante a ocupação indonésia.

O antigo ministro foi demitido em 2006 em resultado de uma crise política e de segurança em Timor-Leste.

Em 2007, foi condenado a sete anos e meio de prisão por causa da crise política e de segurança, nomeadamente por distribuição de armas a civis e por ser autor indireto de quatro crimes de homicídio.

Depois de autorizado a receber tratamento médico no estrangeiro, o ex-ministro do Interior acabou por receber um indulto presidencial de José Ramos-Horta em 2008.

"Eu acho que o julgamento a que fui submetido foi um julgamento político, eu considero-me um bode expiatório de muitas coisas que aconteceram em Timor. Posso até dizer que acho injusto pessoas que foram também indigitadas pelas Nações Unidas como distribuidores de armas na altura e que deviam ser investigadas e julgadas não tivessem sido julgadas e eu fui julgado por distribuição de armas e condenado", afirmou em outubro em entrevista à agência Lusa.

As eleições presidenciais timorenses deverão decorrer em março do próximo ano, mas ainda não têm data marcada.

*Para ler ainda hoje no Página Global abordagem sobre a exploração de trabalho infantil no país, como anunciamos no título NORTE-AMERICANAS NCBA E USAID EXPLORAM TRABALHO INFANTIL EM TIMOR-LESTE

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rogério Lobato,

Aqui a Lucrécia pede encarecidamente, que não volte a mandar cortar Sandalos em Timor Leste, como fez em 2006. Dizimou uma encosta maravilhosa de Sândalos em Soibada, para com esse dinheiro comprar armas.
Por esse crime ainda não foi julgado, nem amnistiado, está na hora da KAK, começar a investigar!!!
Os policias que participaram nesse crime ambiental, estão aí para testemunhar.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Em 2007, foi condenado a sete anos e meio de prisão por causa da crise política e de segurança, nomeadamente por distribuição de armas a civis e por ser autor indireto de quatro crimes de homicídio.
Que curriculum!!!!

Mais lidas da semana