segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Angola - Huíla: OMA reconhece esforços do MPLA para emancipação da mulher



ANGOLA PRESS

Lubango - A secretária-geral da OMA, Luzia Pereira Inglês, manifestou este fim de semana, no Lubango, província da Huíla, a satisfação das mulheres afectas à organização feminina do MPLA pelo facto do partido ter sabido reconhecer e respeitar os direitos das mulheres traçando políticas credíveis capazes de assegurar a sua emancipação.

Ao intervir no acto de massas por ocasião do 55º aniversário do partido no poder, a responsável da organização feminina reconheceu terem sido traçadas acções tendentes à promoção da mulher garantindo igualdade de direitos e oportunidades na educação, emprego e sua participação na vida política, económica, social e cultural.

Em seu entender, por este motivo torna-se justo reconhecer, num momento em que se celebra o 55º aniversário do partido, o empenho pessoal do presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, na promoção de políticas públicas que visam a igualdade no género, assim como valorização e dignificação da mulher angolana.

Para si, a OMA tem a responsabilidade de contribuir com o seu esforço na tarefa da promoção e desenvolvimento da mulher para que elas possam de forma positiva contribuir no desenvolvimento da construção da nova Angola em todos os domínios da vida nacional.

“A OMA se orgulha pelo facto de o partido ao longo dos anos ter liderado o processo que conduziu à independência nacional, a preservação da integridade territorial e a soberania nacional, conquista da paz, consolidação da democracia e da unidade entre os filhos de Angola de Cabinda ao Cunene como um só povo e uma só nação”, disse.

De acordo com a política, O MPLA continua a ser a maior força política do país, pugnando pela construção e afirmação de uma sociedade livre e democrática assente na justiça e solidariedade rumo à melhoria contínua e sustentável das condições de vida dos angolanos, por isso se exorta a todos que se unam em torno do partido.

A secretária-geral da OMA afirmou que com o MPLA Angola está no caminho certo e confia-se no apoio e sabedoria do povo para concretização dos seus sonhos e honrar a memória de todos quantos tombaram em favor da pátria.

Luzia Inglês considera que passados vários anos desde a sua fundação a direcção do MPLA sob a clarividente liderança do presidente, José Eduardo dos Santos, tem as bases mais sólidas e apresenta-se cada vez mais organizado e funcional, à altura dos desafios do presente e futuro.

Sobre o 10 de Dezembro de 1956 disse tratar-se de data que figura com letras de ouro nos anais da história de Angola, pois representa o grito de liberdade que galvanizou o povo para a luta contra os quase 500 anos de escravatura e o colonialismo português transformando-se no símbolo para as aspirações de independência, paz e progresso social.

A celebração do acto central nas terras da Chela reveste-se de singular significado pois acontece numa altura em que o partido atingiu maior maturidade política, sempre sabendo interpretar e realizar os mais nobres anseios do povo angolano.

Sem comentários:

Mais lidas da semana