sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Angola: Isaías Samakuva reeleito como líder da UNITA por maioria de 85, por cento




Isaías Samakuva foi hoje reeleito, pela segunda vez, como presidente da UNITA, maior partida da oposição em Angola, com 85,6 por cento dos votos válidos, enquanto o seu adversário, José Pedro Cachiungo, não passou dos 11 por cento.

A proclamação dos resultados pelo presidente da comissão eleitoral, Alcides Sakala, levou ao rubro os mais de mil delegados presentes no congresso da UNITA, que aplaudiram efusivamente.

Os resultados totais da eleição do líder da UNITA revelam que dos 1143 inscritos votaram 1013 delegados, tendo Isaías Samakuva recolhido 868 votos e José Pedro Cachiungo 112. Houve ainda 29 votos em branco e quatro nulos.

O XI Congresso da UNITA chega ao fim, após quatro dias de trabalhos em Viana, nos arredores de Luanda, a capital, com o partido aparentemente unido e preparado para as eleições gerais de 2012 em Angola.

A sessão de encerramento iniciou-se com três horas de atraso relativamente ao previsto e nela estiveram presentes elementos de todos os partidos com representação parlamentar, incluindo do MPLA, partido no governo, e do corpo diplomático.

Antes de conhecidos os resultados, Isaías Samakuva disse que uma eventual vitória representará um "passo gigantesco" para que a UNITA vença as eleições gerais em 2012 e "governar Angola".

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana