quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Angola: “SERÁ QUE NOSSOS DIRIGENTES SÃO HUMANOS?” – Carbono Casimiro



CARBONO CASIMIRO* - Luanda

INVENTAM-SE CRIMES PARA JULGAR E CONDENAR O CIDADÃO - 03 DE SETEMBRO

ISENTAM-SE PREVARICADORES OFICIAIS DO ESTADO DE SEUS CRIMES CONTRA CIDADÃOS - 03 DE DEZEMBRO

UM DADO MUITO CURIOSO

No julgamento que teve início dia 08 De Setembro, após os acontecimentos do tão propalado 03 de Setembro, a Polícia Nacional mostrou uma eficácia nunca antes vista nos seus 30 e tal anos de existência, tinham identificado todos os manifestantes que se insurgiram contra eles, arremessando pedras e outros objectos contundentes, tinham todas as provas dos crimes contra eles e tinham uma descritiva completa e bem detalhada de tudo que se havia passado desde o principio da manifestação, até ao momento em que foram detidos todos os manifestantes que constituíam maior perigo para eles. Até ai super!... Acho que nem a LAPD tem tamanha eficácia.

Apresentados os criminosos ao ministério público, julgados e condenados pelo crime que cometeram. Muito bem! Todo um sistema a funcionar em prol da justiça justa no país.

Só fico um pouquinho admirado como vários cidadãos comuns, jornalistas, activistas dos direitos humanos nacionais e estrangeiros, ou quem passasse ao lado do Largo da Independência, sábado, dia 03, por volta das 14 horas que foram atingidos com um produto visivelmente produzido em casa, sem rotulo, sabe-se lá até que ponto era nocivo para a saúde, e sabe-se lá com que reagentes foram elaborados, o que se tem certeza eram os efeitos instantâneos causados às pessoas (forte ardor nos olhos e na pele ao ponto de bloquear temporariamente o sistema nervoso e colocar as pessoas sem capacidade de defesa física) e uma vez neutralizados as vítimas eram brutalmente espancadas na via publica, à luz do dia e aos olhos dos comandantes de várias divisões e esquadras da PN, onde os agentes fardados muitas vezes também agrediam as vítimas com porretes e murros, onde os automobilistas e transeuntes e outros manifestantes que não eram vítimas apenas observavam porque era um órgão do estado a fazer o seu trabalho "legitimo" e todo mundo se sentia incapacitado de poder agir contra tamanhas barbaridades.

Passadas algumas horas e dias tudo corre normalmente, todo mundo de bico fechado, ninguém diz nada, ou seja, até dizem, mas que não houve agressão nenhuma, o presidente Eduardo dos Santos segue a sua vidinha normalmente, vai de cara erguida assistir ao tão importante concurso de misses; rádio, jornais e televisão pública não discutem sobre o assunto, mas que assunto? Se não houve nada, nada há para discutir, a vida do pobre cidadão não faz parte de assuntos da grelha de programação da nossa querida TPA, o Caríssimo Sr. José Ribeiro teve coisas mais importantes para a sua redacção neste dia. E assim vamos, tá tudo bem, Angola sempre a subir!... Será que nossos dirigentes são humanos?

*Rapper-CEO na empresa Hip Hop, ativista pela liberdade e democracia em Angola, contra a ditadura Eduardo dos Santos-MPLA. Autor e interprete de música de intervenção (ver aqui).

- Colaboração de acordo com o autor de depoimento também constante no Facebook.

Sem comentários:

Mais lidas da semana