quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Bissau: Chefe das FA apresenta alegadas provas de tentativa de golpe de Estado



RTP – LUSA, com foto

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, António Indjai, apresentou hoje armas e dois prisioneiros que considera serem provas de uma tentativa de golpe de Estado no início da semana.

"Até aqui eu não estava preocupado. Mas vendo estas armas que eles tinham escondidas, agora fiquei preocupado porque, se eles tivessem conseguido o que eles estavam a planear, este país hoje em dia estava a ferro e fogo", disse António Indjai em declarações aos jornalistas à margem desta "operação" de recolha de armamento.

Na mesma ocasião foram apresentados dois prisioneiros, o sargento José Batista Sambé, da marinha, e o soldado António Mário Cabral, que havia sido expulso do exército e em cujas casas, no bairro Plack I, em Bissau, se encontravam escondidas as armas apreendidas.

"Eles [revoltosos] queriam estragar este país, a pátria de Amílcar Cabral", acrescentou. "Quero aproveitar esta oportunidade para pedir ao Governo, mais uma vez, que nos construa paióis em condições porque os paióis que temos não garantem a mínima segurança", apelou.

Em declarações aos jornalistas, o detido Batista Sambé referiu que a intenção do grupo de militares "revoltosos" era "mudar a chefia das Forças Armadas, substituir o general António Indjai pelo general Watma Na Lai", ex-chefe do Estado-Maior do Exército e conselheiro do atual CEMGFA, também detido após a crise militar de segunda-feira.

O militar detido confirmou a versão de que se tratou de uma tentativa de golpe de Estado, uma vez que o objetivo era "tirar Carlos Gomes Júnior da chefia do Governo, colocando no seu lugar Roberto Ferreira Cacheu", deputado que lidera uma ala do Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau (PAIGC) que contesta a liderança de Gomes Júnior.

Cacheu encontra-se em parte incerta desde os acontecimentos de segunda-feira. Na madrugada seguinte, a sua casa foi cenário de um violento tiroteio entre forças policiais e alegados revoltos do qual resultou um agente gravemente ferido que morreu mais tarde em Dacar.

Quanto à chefia do Estado, disse Batista Sambé, o grupo pretendia manter como Presidente interino Raimundo Pereira "até à realização de novas eleições", dado que Malam Bacai Sanhá se encontra em tratamento médico em Paris.

O militar detido disse ainda que o motivo do golpe de Estado estaria relacionado com a situação dos quartéis, que "está má" e justificou que as armas, retiradas na segunda-feira do paiol do Exército, no bairro de Santa Luzia, arredores de Bissau, "eram a retaguarda".

José Batista Sambé e António Mário Cabral estão detidos na sede de Estado-Maior General das Forças Armadas, na fortaleza de Amura, em Bissau.

No início desta semana, conflitos militares levaram à morte de duas pessoas e à detenção de pelo menos outras oito, incluindo o chefe do Estado-Maior da Armada, Bubo Na Tchuto.

Hoje, António Indjai não se referiu aos detidos nem ao caso específico de Bubo Na Tchuto. Este dois homens protagonizaram uma operação militar, a 01 de abril de 2010, que levou à destituição do então chefe das Forças Armadas, Zamora Induta.

Sem comentários:

Mais lidas da semana