terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Brasil: Senado aprova pedido de explicações por escrito do ministro Fernando Pimentel



FYRO - LUSA

Rio de Janeiro, 20 dez (Lusa) - O Senado brasileiro aprovou hoje um pedido de explicações por escrito ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, sobre os serviços de consultoria que prestou quando ainda não era governante.

Há três semanas, uma reportagem do jornal "O Globo" divulgou que Fernando Pimentel ganhou 2 milhões de reais (cerca de 834 mil euros) com serviços de consultoria prestados entre 2009 e 2010, ou seja, antes de assumir o cargo de ministro.

Na ocasião, Pimentel defendeu que o valor - dividido pelos 24 meses de trabalho - equivale a 50 mil reais (aproximadamente 20,8 mil euros), o que representa uma remuneração mensal compatível com aquela que é praticada no mercado.

A oposição, no entanto, suspeita de tráfico de influências. Outras tentativas de aprovar uma convocação de Pimentel foram feitas nas últimas semanas, mas todas foram derrubadas.

O principal argumento utilizado tem sido o de que o trabalho em questão foi realizado numa altura em que Pimentel não ocupava qualquer cargo público e por isso diz respeito apenas à sua vida particular.

Pimentel possui o apoio da Presidente Dilma Rousseff, o que ficou claro há dois fins de semana, quando o ministro integrou a comitiva que esteve em Buenos Aires para a posse da presidente argentina reeleita Cristina Kirchner.

O pedido aprovado hoje ainda será encaminhado ao ministro, que terá, a partir da data em que o receber, 30 dias para prestar os esclarecimentos solicitados.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana