quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Cabo Verde: “A BOA NOTÍCIA AFRICANA”



A SEMANA (cv)

Evan Davis, mentor do programa da BBC News “Today”, apresentou esta terça-feira, 27, uma reportagem sobre Cabo Verde, onde classifica o arquipélago como uma das boas notícias de África. O objectivo primeiro do jornalista foi perceber se os meios de comunicação ocidentais passam uma imagem única – e esmagadoramente negativa – de todo o continente.

Evan Davis esteve três dias em Cabo Verde. Admitindo um desconhecimento quase total do país até à sua chegada, a opinião do jornalista aquando da sua saída dificilmente poderia ser melhor, dadas as circunstâncias.

“O excelente progresso político e económico de Cabo Verde é visto como um exemplo para o resto do continente africano”, começa Davis por dizer na sua reportagem. O intuito da sua viagem foi responder ao desafio do seu editor: “constatar que a África Ocidental não é só uma região de crianças famintas e ditadores violentos”.

E foi isso mesmo que o jornalista diz ter constatado, relembrando aspectos como a elevação do arquipélago a País de Rendimento Médio, a alternância no poder entre os dois principais partidos da esfera política interna, ou a saída de cena do ex-Presidente Pedro Pires no final dos dois mandatos permitidos pela Constituição. “Ao contrário da impressão que possamos ter dos países africanos, aqui a democracia floresce”, diz.

Deixando claro que o caminho a percorrer ainda é longo, realça o progresso do país desde as crises alimentares, que na primeira metade do século XX vitimaram milhares de pessoas, até às praças com Internet gratuita e ao crescimento forte e sustentado de hoje.

Diz ainda que será errado pensar que Cabo Verde é a excepção à regra, falando do crescimento que na última década países como o Gana, Moçambique, Ruanda, Serra Leoa ou Tanzânia têm evidenciado.

E conclui: “Cabo Verde sugere que o progresso nesta parte do mundo não é impossível”.

O artigo está disponível aqui.

Sem comentários:

Mais lidas da semana