quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cabo Verde: Mais de 5% dos profissionais do sexo infetados com VIH-SIDA - estudo



JSD - LUSA

Cidade da Praia, 15 dez (Lusa) - A prevalência do vírus do VIH-SIDA nos profissionais do sexo, grupo considerado vulnerável, é de 5,3 por cento, revela hoje um estudo realizado pela Associação Cabo-Verdiana de Auto Promoção da Mulher (MORABI).

O estudo foi apresentado num atelier de dois dias, que termina hoje na Cidade da Praia, no quadro da convenção com a ENDA-SANTÉ do Senegal, para a execução do projeto regional "Fronteiras e Vulnerabilidades em VIH-SIDA na África Ocidental (FEVE)" e financiado pela Cooperação Luxemburguesa.

Segundo a presidente da MORABI, Lúcia Passos, citada pela Inforpress, o objetivo do encontro é permitir uma melhor troca de informações entre os parceiros do projeto FEVE - Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri, Mali e Senegal,

Lúcia Passos indicou que o estudo foi realizado nas ilhas cabo-verdianas do Sal, Santiago e São Vicente e forneceu elementos para se conhecer a taxa de prevalência do VIH-SIDA no grupo de trabalhadores profissionais do sexo.

"O resultado deixa pistas para uma caracterização de uma epidemia do tipo concentrado, pelo que, de acordo com as normas internacionais, teremos de fazer mais estudos para chegar a esta conclusão", referiu.

No dia 01 deste mês, o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, desafiou os cabo-verdianos a contribuírem para a erradicação da SIDA no arquipélago, tendo como pano de fundo atingir a "taxa zero".

Dados oficiais indicam que a taxa de prevalência do VIH-Sida em Cabo Verde situa-se em 0,8%, estando 668 pessoas em tratamento e 1500 casos em seguimento - a taxa nas grávidas é de 0,5 por cento e nos toxicodependentes de 3,6 por cento.

O atelier conta com a colaboração da Cruz Vermelha de Cabo Verde e da Associação Cabo-Verdiana para Protecção da Família (Verde-Fam), que desenvolvem, em conjunto com a MORABI, ações que visam a redução da transmissão e do impacto do VIH-SIDA nos grupos vulneráveis nas zonas de grande mobilidade das populações.

Participam no encontro, profissionais e especialistas em apoio médico e psicossocial a grupos vulneráveis em HIV-SIDA, parceiros do projeto da sub-região, Ministério da Saúde de Cabo Verde, da OMS e do CCC-SIDA.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana