sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Cabo Verde: MINISTRA JANIRA ORDENA SANÇÃO DISCIPLINAR CONTRA JORNALISTA DA TCV



O LIBERAL

António Teixeira fez uma peça e não pôs a ministra a falar…

Praia, 01 Dezembro 2011 - O jornalista da TCV, António Teixeira, recebeu hoje uma comunicação da empresa RTC de que lhe foi instaurado mais um processo disciplinar, que se junta aos inúmeros de que já foi alvo desde que trabalha na televisão pública. Por isso, não estranhou quando recebeu o email nesta manhã.

Só que, desta vez, o caso tomou contornos de “chacota”, indignação e perplexidade quando tomou conhecimento dos motivos para este processo: é que segundo lhe foi comunicado pela empresa, a Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, não gostou de uma reportagem que António Teixeira fez para o Telejornal, do passado dia 9 ou 10 de Novembro, sobre um encontro dos Institutos de Segurança Social dos PALOPS, que decorreu na Praia.

Não gostou que o jornalista, na reportagem, tivesse falado apenas com a Presidente do INPS, Leonesa Fortes, e com os sindicatos e da ministra Jandira, apenas apareceu na peça de pouco mais de dois minutos, uma imagem da ministra que presidia o acto. A Ministra queria ser entrevistada e como não foi, mandou que a RTC instaurasse um processo disciplinar a António Teixeira.

Contactado pelo Liberal, o jornalista disse-nos que se trata de “mais uma perseguição laboral” porque “querem intimidar os jornalistas da TCV” para não fazerem o seu trabalho livremente. Querem pôr em causa a liberdade de imprensa e de expressão dos profissionais da televisão pública.

António Teixeira disse-nos também que não reconhece na Ministra Janira Hopffer qualquer competência técnica para lhe mostrar como faz o seu trabalho jornalístico.

O jornalista vai mais longe e diz que não se intimida e vai continuar a fazer o seu trabalho “sem pressão de quem quer que seja”.

Para já, aguarda-se a qualquer momento uma reacção da Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) perante mais este caso de censura e tentativa de manipulação de um órgão de comunicação social e ataque à liberdade de expressão de um profissional de comunicação social no nosso país.

Sem comentários:

Mais lidas da semana