sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

CHINESES ASSINARAM ACORDO PARA AQUISIÇÃO DE PARTE DA EDP



RTP, com foto de Mário Cruz/Lusa

Está assinado o acordo para a compra da participação do Estado de 21,35 por cento do capital da EDP, por 2,7 mil milhões de euros, por parte da China Three Gorges que assim se torna na maior acionista da empresa. A assinatura do acordo entre a elétrica chinesa e a Parpública, empresa gestora de participações públicas, decorreu no salão nobre do Ministério das Finanças com a presença do presidente da empresa chinesa, Cao Guangjing, e do vice-presidente executivo, Lin Chuxue.

A China Three Gorges, que venceu o concurso internacional para a aquisição da participação do Estado português na EDP, tornou-se esta manhã no maior acionista da elétrica portuguesa depois de assinado o acordo onde marcaram presença entre outros o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar e o presidente da EDP António Mexia, gestor que deverá continuar à frente da EDP.

Recorde-se que a venda da participação pública na EDP foi anunciada pelo Governo português na passada quinta-feira, tendo a China Three Gorges apresentado a proposta vencedora à frente das propostas da alemã E-On e das brasileiras Eletrobras e Cemig.

O presidente da China Three Gorges e o presidente do conselho de administração da Parpública, Joaquim Reis, assinaram o acordo com a Parpública, o primeiro passo formal para a aquisição da participação do Estado, de 21,35 por cento, na EDP.

O presidente da China Three Gorges, Cao Guangjing, foi o primeiro a tomar a palavra após a assinatura do acordo para reforçar a ideia de que a entrada da sua empresa no capital da EDP abre um novo capítulo no desenvolvimento da elétrica com ambição de serem líderes mundiais de energia limpa.

Sem comentários:

Mais lidas da semana