sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Portugal: PENHORA DE MAQUINISTAS À CP PODE ATINGIR 28 MILHÕES



Nuno Miguel Silva - Económico

A penhora preventiva de bens e equipamentos da CP accionada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas poderá chegar a cerca de 28 milhões de euros ou mais, no entender do presidente.

A penhora preventiva de bens e equipamentos da CP accionada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos-de-Ferro Portugueses (Smaq) poderá chegar a cerca de 28 milhões de euros ou mais, no entender do presidente daquele sindicato.

António Medeiros disse ao Diário Económico que as dívidas reclamadas pelo Smaq às diversas administrações da CP desde 1996 até 2006, referentes à alegada falta de pagamento de subsídios de férias e de Natal e de férias, ascende a 14 milhões de euros, sem juros de mora.

"Incluindo as dívidas da CP aos maquinistas desde 1996 até agora, o valor, sem juros de mora, deve duplicar ou mais", assegura António Medeiros. Estão a correr nos Tribunal da Relação de Lisboa e do Porto um conjunto de processos interpostos pelo Smaq para defender os direitos dos 1.200 maquinistas da CP no que respeita a este litígio.

Segundo António Medeiros, "a primeira decisão, já deliberada pelo Supremo Tribunal, referente às queixas de 12 maquinistas, já instou a administração da CP a pagar a dívida em falta, de cerca de 150 mil euros, mas como, ao contrário do que tinha prometido, o presidente da CP se recusou a acatar a decisão, decidimos interpor preventivamente uma acção de execução de bens da CP, num valor um pouco superior ".

Sem comentários:

Mais lidas da semana