JORNAL DE NOTÍCIAS
Portugal voltou a registar, em Outubro, a maior queda no comércio a retalho comparativamente ao mês anterior (-3,3%), contrariando a tendência de ligeira subida tanto na zona euro como entre os 27, revelou, esta segunda-feira o Eurostat.
Os mais recentes dados do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia revelam que em Outubro de 2011, face a Setembro, o volume de vendas a retalho aumentou 0,4% tanto na zona euro como no conjunto da UE, depois de no mês anterior ter caído respectivamente 0,7 e 0,3%.
Portugal continua todavia em trajectória descendente, e depois de em Setembro já ter sido o país da Europa com uma maior queda, comparativamente a Agosto (-3,7%), em Outubro voltou a ter a variação mensal mais negativa, à frente de Letónia (-2,9) e Dinamarca (-2,0).
Dos países sobre os quais há dados disponíveis, as vendas de comércio a retalho aumentaram em 11 Estados-membros e diminuíram em 10.
Também nas variações anuais, Portugal registou, de forma destacada, a maior queda, comparativamente a Outubro de 2010, com o volume de vendas a descer 9,7% (contra 6,8 da Espanha e 5,9 da Dinamarca, os outros dois países mais penalizados).
Na zona euro, o comércio a retalho caiu 0,4% comparativamente a Outubro de 2010, enquanto na UE a 27 se manteve inalterado.
Mais Economia
Sem comentários:
Enviar um comentário