segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Comissário europeu visita Brasil com comitiva de empresários, incluindo portugueses



IG - LUSA

Bruxelas, 12 dez (Lusa) - O comissário europeu para a Indústria, António Tajani, desloca-se quinta e sexta-feira ao Brasil numa primeira missão de "diplomacia empresarial" e com uma comitiva que inclui representantes de três empresas portuguesas.

"É a primeira vez que um comissário vai ao Brasil acompanhado por empresários europeus, é a verdadeira diplomacia empresarial da União Europeia", disse Tajani, num encontro com jornalistas, em Bruxelas.

A comitiva é composta por representantes de 21 empresas europeias, de seis associações do setor industrial e de cinco associações empresariais, começando a visita por Brasília, onde Tajani se reunirá com a Presidente Dilma Roussef e alguns ministros do seu Governo.

Portugal está representado por representantes da CUF-Químicos Industriais, Mota-Engil (construção) e Grupo Pestana (Turismo e lazer).

Na sexta-feira, o programa decorre em São Paulo, com encontros com empresários brasileiros.

"Estão 13 estados-membros representados na comitiva, que abarca vários setores de atividade", referiu o comissário, exemplificando com o turismo, construção, telecomunicações e transportes, entre outros.

As empresas presentes na visita, salientou também, dão emprego a mais de 1,3 milhões de pessoas e representam ganhos na ordem dos 645 mil milhões de euros, "acima do produto interno bruto (PIB) da Holanda".

No que respeita às associações do setor industrial - incluindo, entre outras, a indústria química e a farmacêuticas europeias - estão representados mais de 23 milhões de empregos e 3.616 biliões de euros de rendimentos, equivalente aos PIB da França e Reino Unido somados.

"Queremos apresentar a força e a qualidade da indústria europeia e, se esta viagem correr bem, outras se seguirão", sublinhou Tajani.

Durante a visita, o comissário terá oportunidade de assinar acordos para estágios de formação profissional para 100 jovens brasileiros na Europa e vice-versa, bem como na área da inovação industrial e "clusters" e de cooperação entre pequenas e médias empresas, entre outros.

Depois do Brasil, Tajano ruma à Argentina, já sem comitiva, e depois para o Uruguai, onde representará o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, na cimeira do Mercosul.

Sem comentários:

Mais lidas da semana