sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Corrupção: Injusto colocar Timor-Leste ao lado de países como Singapura - Lasama




MSE - LUSA

Díli, 01 dez (Lusa) - O presidente do parlamento de Timor-Leste, Fernando La Sama de Araújo, considerou hoje injusto o Índice de Percepção da Corrupção de 2011 que qualifica o país com elevado risco de corrupção.

Timor-Leste é considerado um país de elevado risco de corrupção, ocupando a 143.ª posição em 183 países, segundo o Índice de Percepção da Corrupção de 2011 da Transparência Internacional hoje divulgado.

"Penso que não é muito justo colocar Timor junto de Singapura ou de Hong Kong porque nós ainda estamos num processo de construir, de formar as instituições para a implementação desse conceito", afirmou à agência Lusa Fernando La Sama de Araújo.

O presidente do parlamento timorense sublinhou que estão ser feitos "todos os esforços", sublinhando que as autoridades timorenses também defendem que os recursos devem ser utilizados para beneficiar o povo.

Fernando La Sama de Araújo recordou também que em Timor-Leste já foi criada a Comissão Anticorrupção, que a lei anticorrupção está no parlamento e que já foi aprovada a lei do tribunal de contas.

"Não podemos fazer milagres, estamos a fazer tudo o que é possível e como presidente do parlamento tenho de dizer isto: Estamos a fazer coisas que os países mais antigos ainda não conseguiram fazer", sublinhou.

O índice hoje divulgado qualifica 183 países e territórios com uma pontuação entre 0 (extremamente corrupto) e 10 (muito transparente), segundo os níveis de corrupção no setor público.

Timor-Leste ficou classificado na posição 143 com uma avaliação negativa de 2.4 ao lado de países como Togo, Rússia, Uganda, Nigéria, Mauritânia, Comores, Azerbaijão e Bielorrússia.

Dos países da região apenas a Nova Zelândia - considerado o mais transparente dos 183 países - Austrália e Singapura se encontram nos dez primeiros lugares.

A Transparência Internacional é uma organização não governamental que tem como principal objetivo a luta contra a corrupção. Foi fundada em março de 1993 e tem sede em Berlim. É conhecida pela produção anual de um relatório no qual se analisam os índices de perceção de corrupção no mundo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana