quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Desemprego e miséria influenciam o consumo abusivo do álcool em Angola




António Capalandanda, Benguela – VOA News

Como salvar jovens implicados com álcool e drogas na província do Huambo

O álcool causa quase 4% das mortes no mundo todo, mais do que o Sida, a tuberculose e a violência, segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O aumento da renda tem provocado o consumo excessivo em países populosos da África (em Angola não existem estatísticas oficiais sobre o fenómeno), alertou aquela agência das Nações Unidas.

Na província do Huambo, por exemplo, se assiste basicamente ao agravamento do consumo de cerveja, em detrimento do vinho e do whisky, e a concentração dos consumos em fins-de-semana e em ocasiões semanais, particularmente entre a população jovem.

Frustração em relação ao desemprego, a miséria, tem sido apontada como um dos importantes factores que influenciam para o consumo abusivo do álcool em Angola.

Todavia não têm sido ignoradas causas individuais relacionadas com o meio, que condicionam aquela prática.

O problema do alcoolismo transformou-se sem dúvida, num dos fenómenos sociais mais generalizados das últimas décadas no país.

A Fazenda da Esperança é um projeto da igreja Católica que surgiu na província planáltica do Huambo para salvar jovens fortemente implicados com álcool e drogas.

A obra da Fazenda da Esperança, segundo o Arcebispo da província Dom Jose de Queiroz Alves está numa ação de fé que se junta no amor de Deus que devolve esperança de vida aos jovens que necessitam de ajuda.

“Todos temos “luzes e sombras na vida”, disse o arcebispo para quem “o importante é que as nossas luzes sejam partilhadas e ajudar o irmão a iluminar a sua sobra e deixar-se transformar”.

A primeira etapa de estruturação da comunidade terapêutica em Angola foi inaugurada recentemente. A capela do antigo mosteiro dos Trapistas fora destruída pela guerra e foi reformada em outubro desde ano onde funcionará a Fazenda.

De acordo com o presidente mundial do projeto “Fazenda da Esperança”, Nelson Geovanelli numa primeira faze a Fazenda deverá internar jovens do sexo masculino muito dependente químico que buscaram preencher seus vazios no álcool e nas drogas, afirmando que a Fazenda da Esperança significa vida nova, e um recomeço de si mesmo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana