quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

EUA: ATOR MATT DAMON CRITICA FALTA DE LIDERANÇA DE BARACK OBAMA




JOÃO NOVAES – OPERA MUNDI

Ator foi um dos mais ativos apoiadores do presidente dos EUA durante campanha que o elegeu em 2008

O ator Matt Damon, um dos mais antigos apoiadores de Barack Obama no meio artístico norte-americano, fez mais uma crítica pesada à administração do presidente norte-americano, desta vez em um perfil na edição desta semana da revista Elle. Ele criticou a falta de liderança

“Um presidente com um único mandato que tivesse atitude e fizesse o que precisava ser feito seria muito melhor para o país a longo prazo”, afirmou o ator, que sempre se destacou por ser um dos artistas mais ativos em favor do Partido Democrata, assim como Ben Affleck, seu amigo e parceiro em muitos filmes.

Demonstrando forte desapontamento com a atual administração, afirmou ter com “um monte de gente que trabalhou com Obama desde o início. Um deles chegou a me dizer: nunca mais. Jamais serei enganado por um político novamente”, disse o ator, quando tentou explicar o sentimento dos setores mais progressistas dos Estados Unidos em relação ao atual presidente.

Damon concedeu a entrevista à revista em um restaurante de Vancouver, localizado muito próximo à uma praça onde ocorria uma das primeiras manifestações do movimento Occupy em território canadense.

Mesmo sem ser perguntado, ele criticou a falta de liderança do presidente norte-americano. “Se os democratas pensam que não têm uma missão é porque estão literalmente sem foco nem liderança. Se estão apenas vagando pelas ruas e reclamando é porque estão fartos disso tudo. Imagine se tivessem um líder”, disse o ator, apontando para as pessoas que participavam da manifestação.

Decepção

O ator já havia criticado Obama em outras ocasiões nos últimos meses. Para a CNN, em março, criticou o programa do governo para a educação. “Ele virou um monte de coisas do avesso, regrediu no quesito da Educação.

O que é essa ideia de associarmos o salário dos professores com o desempenho dos alunos nas provas? Esse pensamento mecanizado não tem nada a ver com ordem. Estamos treinando as crianças, não ensinando elas”.

Outra crítica de Damon para Obama foi em relação à sua condução da crise econômica. “Para mim, ele cedeu totalmente aos interesses de Wall Street. A economia passa por sérios problemas. Continuamos a ter esse bancos gigantescos, grandes demais para quebrarem. Eles continuam a crescer e a fazer mais dinheiro que nunca. Enquanto isso, o (índice de) desemprego está próximo dos 10%”, disse o ator dias depois ao jornal inglês Independent.

Na mesma ocasião, ele criticou o governo democrata por ter desperdiçado a chance de fazer mudanças efetivas. “Ela não existe mais agora, já foi desperdiçada. Agora, eles (os democratas) vão apenas tentar fazer todo tipo de negociação para serem reeleitos de novo”, afirmou.

A única ocasião este ano em que o ator mostrou algum apoio ao presidente ocorreu durante a negociação para a o novo teto da dívida soberana do país, que contou com forte resistência republicana. “Estou enojado. Realmente não sei o que fazer em face à tamanha intransigência. Meu coração está com o presidente, não está sendo fácil para ele”.

Esta foi a única ocasião recente em que o ator lembrou o ativismo em 2008, quando participou ativamente da campanha de Obama contra o republicano John McCain, discursando em comícios e ajudando a levantar fundos.

Em abril, durante um jantar na Casa Branca, Obama respondeu às críticas de Damon em tom jocoso. “É justo dizer que, quando se trata de minha administração, a lua de mel acabou. Matt Damon disse que está desapontado com minha performance. Bem Matt, eu acabei de ver Os Agentes do Destino (Adjustment Bureau no original) [filme lançado no início do ano estrelando o ator e que não foi bem recebido pela crítica], e...prove do seu próprio veneno amigo”, disse, classificando o filme de ruim.

O presidente ainda recebe apoio da ala mais progressista de Hollywood, embora com muito menos entusiasmo. Em 24 de outubro, participou de um evento repleto de astros que anunciou apoio e financiamento à reeleição.

Leia mais

Sem comentários:

Mais lidas da semana