quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

FACEBOOK, EUA, CIA, ILEGALIDADES… VENHA O DIABO E ESCOLHA




Na sequência da manifestação de repúdio do coletivo de Página Global que conduziu a que abandonássemos a dita rede social Facebook – referência que encontra aqui na barra lateral – chega até nós algumas manifestações de apoio e de esclarecimento sobre procedimentos ilegais da dita rede social. Preparamos apresentação a essas referências que apresentaremos o mais rápido possível aos nossos leitores. Para já compilámos de Resistir Info um vídeo que nos foi referido em comentário. Aquele que acima vos apresentamos. (Redação PG)

FACEBOOK, INSTRUMENTO DO IMPÉRIO

Alguns amigos perguntaram porque resistir.info não está presente no Facebook. Este vídeo dá, em parte, a resposta. Trata-se de um instrumento ao dispor dos (numerosos) serviços de informações do império estado-unidense. Os cidadãos de todo o mundo que põem informações nos servidores do Facebook perdem o controle sobre as mesmas e não podem realmente deletá-las. Estes cidadãos estão, inocentemente, a colaborar com o inimigo ao proporcionar-lhe dados que podem ser utilizados contra si próprios. (resistir.info)

O VÍDEO QUE LEVANTA A PONTA DO VÉU DAS ILEGALIDADES FACEBOOK

O estudante de direito em Viena, Max Schrems, iniciou um processo contra o Facebook, a maior rede social do mundo criada por Mark Zuckerberg. Após muitas dificuldades, o estudante de direito conseguiu um CD com toda a informação coletada durante os três anos em que fez parte desta rede. Quando impresso, o conteúdo do CD formava uma pilha de 1.200 páginas. Todo o material - histórico de chats, cutucadas, pedidos de amizade, posição religiosa, etc. - era classificado em 57 categorias que possibilitam facilmente a mineração de dados, descobrindo qualquer informação que se deseja; seja da vida pessoal, profissional, religiosa ou política. Além desse material, mesmo as mensagens, fotos e outros arquivos que ele havia deletado continuavam armazenados nos servidores do Facebook. Quando questionado sobre isto, o Facebook afirmou que apenas "removia da página" e não "deletava". Isso significa que, quando uma informação é publicada no Facebook, ela jamais é excluída. Após descobrir que o Facebook possui servidores na Irlanda, entre agosto e setembro de 2011, Schrems abriu 22 queixas contra a rede social no Irish Data Protection Commissioner, um órgão deste país. Para acompanhar o caso, o estudante de direito criou o site "Europe versus Facebook"[http://europe-v-facebook.org/EN/en.html].

Alda Marques – Youtube


2 comentários:

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Muito grato pela partilha do vídeo. Aproveitei levá-lo para meu Blog.
Boas festas

Página Global disse...

Fez muito bem. O vídeo existe para isso.

Retribuimos os seus votos de boas festas com todo o agrado.

Mais lidas da semana