sábado, 24 de dezembro de 2011

Filipinas: EQUIPAS DE RESGATE CONTINUAM BUSCA DE DESAPARECIDOS



JCS – LUSA - RTP

As equipas de resgate filipinas continuavam hoje a busca de cerca de mil pessoas dadas como desaparecidas depois das inundações de há uma semana que provocaram mais de 1.100 mortos já confirmados.

A Protecção Civil do país, católico e com milhares de desalojados a passarem a época festiva em centros de abrigo, indicou que as equipas de busca estão a ser auxiliadas por cães e que centraram a sua ação nas localidades de Cagayan de Oro e Ilican, as duas mais atingidas pelos efeitos da passagem da tempestade tropical "Washi".

O chefe da equipa de emergência do exército explicou que a localização das 1.079 pessoas dadas como desaparecidas nos regsitos oficiais é dificultada pelas discrepâncias dos testemunhos dos sobreviventes.

"Até agora só encontrámos dois corpos", acrescentou o oficial.

Por outro lado, a Cruz Vermelha das Filipinas contabiliza 841 mortos e 919 pessoas desaparecidas.

Das 674.472 pessoas afetadas pelas cheias, 48.980 estão em centros de abrigo nos quais as condições higiénicas e de habitabilidade são muito precárias.

As autoridades sanitárias já mobilizaram recursos para prevenir doenças infectocontagiosas.

Os prejuízos causados pelas cheias estão estimados em 18,12 milhões de euros com 9.500 casas destruídas e 18.616 parcialmente danificadas.

A construção de habitações sobre estacas, com materiais pouco resistentes a tempestades e a desflorestação da região são as principais causas apontadas por peritos internacionais como potenciadoras dos efeitos negativos da mais recente calamidade a atingir as Filipinas.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana