quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Governo substitui direcção do IEFP e nomeia militante do PSD da distrital de Miguel Relvas




João Ramos de Almeida – Público - ontem

A direcção do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), organismo responsável pela política de emprego, foi ontem substituída antes do final do mandato. Para seu presidente foi apontado um ex-vice-presidente do IEFP, mas também um dos dirigentes da distrital do PSD de Santarém, a mesma do ministro Miguel Relvas.

À frente do IEFP, por nomeação em 2005 do Governo Sócrates, a comissão de serviço da equipa presidida por Francisco Madelino deveria terminar em 2013. Essa direcção manteve-se com o Governo Passos Coelho, funcionando com a equipa do Ministério da Economia e chegou a participar na reformulação dos centros de emprego.

Mas nas últimas semanas tornaram-se sensíveis pressões para a sua substituição por parte da estrutura do PSD. Ontem, o Governo apontou para presidente do IEFP Octávio Oliveira e como vogais Félix Isménio e Francisco Xavier d"Aguiar.

Octávio Oliveira, de 50 anos, economista, foi director do centro de formação profissional para a indústria da cerâmica das Caldas da Rainha e dos centros de emprego de Torres Novas (1987/91), Picoas (1998/2002) e vice-presidente do IEFP (2004/05). É igualmente um quadro político do PSD. Foi vereador da câmara de Torres novas. Em 2009, integrou a comissão coordenadora autárquica distrital de Santarém do PSD, presidida então por Miguel Relvas. Em Janeiro de 2010, foi escolhido para vice-presidente da distrital de Santarém e é um dos quatro membros da comissão política permanente distrital, na mesma altura em que Miguel Relvas foi eleito presidente da mesa da assembleia geral. Dois meses depois, foi director distrital de campanha da candidatura de Pedro Passos Coelho. Em Fevereiro deste ano, tornou-se o responsável da área social da distrital do PSD.

Félix Esménio, quadro do IEFP desde 1987, dos Trabalhadores Sociais-Democratas, foi director do centro de emprego de Cascais. Francisco Xavier d"Aguiar, ligado ao CDS, foi membro do gabinete de estudos Gonçalo Begonha da Juventude Popular e foi subdirector da sociedade gestora de fundos de pensões da Caixa Geral de Depósitos.


Sem comentários:

Mais lidas da semana