quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Portugal: APROVADA PROPOSTA DE MAIS MEIA HORA DE TRABALHO/DIA



DIÁRIO DE NOTÍCIAS

O Governo aprovou hoje, em Conselho de Ministros, uma proposta de lei que "estabelece um aumento excepcional e temporário dos períodos normais de trabalho de trinta minutos ou de duas horas e trinta minutos por semana".

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, esta medida é aplicável durante a vigência do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal.

Estão excluídos da aplicação desta medida "os trabalhadores de empresas públicas de capitais exclusiva ou maioritariamente públicos, de entidades públicas empresariais e de entidades que integram o sector empresarial regional e municipal, dado que já estão sujeitos às medidas constantes do Orçamento do Estado para 2012, concretamente, à suspensão do pagamento dos subsídios de férias e de Natal", refere o mesmo comunicado.

Estão igualmente excluídos da aplicação desta medida "os menores, as grávidas, puérperas ou lactantes, os trabalhadores com capacidade de trabalho reduzida ou com deficiência ou doença crónica e os trabalhadores estudantes". Este aumento do horário de trabalho aplica-se aos trabalhadores a tempo parcial, devendo nesse caso ser "proporcional ao período normal de trabalho semanal".

Sem comentários:

Mais lidas da semana