segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Governo tenciona alargar projeto de apoio aos migrantes a outras áreas de intervenção



SBR - LUSA

Lisboa, 19 dez (Lusa) -- O Governo cabo-verdiano comprometeu-se hoje a alargar o projeto CAMPO (Centro de Apoio ao Migrante no País de Origem) a outras áreas de intervenção, noticia a agência de notícias Inforpress.

A ministra das Comunidades cabo-verdiana, Fernanda Fernandes, garantiu que o projeto CAMPO, criado em 2009, com o apoio de Portugal, Espanha e União Europeia, vai continuar em curso, nomeadamente através da criação de mecanismos que reforcem a participação dos emigrantes no processo de desenvolvimento do país.

Em concreto, adiantou, vai apostar-se "no acompanhamento do emigrante que queira investir em Cabo Verde".

O projeto CAMPO tem como objetivo promover a migração regular e prevenir os fluxos irregulares.

A governante, que discursava na cerimónia de balanço do projeto, disse, segundo a agência de notícias cabo-verdiana, que vão ser introduzidos reajustamentos para melhorar a gestão das migrações e valorizar as boas práticas.

Fernanda Fernandes salientou ainda que o Governo pretende realizar parcerias com outros países europeus onde a comunidade cabo-verdiana tem dimensões significativas.

Ao longo dos dois anos e meio, o escritório do CAMPO concretizou mais de 7500 atendimentos ligados a questões migratórias e o portal do centro recebeu mais de 23 mil visitas, de 86 países diferentes, segundo informou a direção do projeto.

Financiado pela União Europeia em um milhão de euros, o CAMPO tem co-financiamento do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), com cerca de 150 mil euros, e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), com 125 mil euros.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana