quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

OPOSIÇÃO SÃO-TOMENSE DENUNCIA MANIPULAÇÃO DA IMPRENSA ESTATAL



África 21, com Panapress

O maior partido da oposição sugere ao Executivo de Patrice Trovoada que retome a emissão dos debates parlamentares no espaço "Suplemento" da TVS.

São Tomé - O Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD), principal partido da oposição do arquipélago, acusou, num comunicado, o Governo do primeiro-ministro Patrice Trovoada de manipular a televisão e a rádio estatais.

No comunicado distribuído à imprensa, terça-feira, o MLSTP/PSD apela à Assembleia Nacional a encetar diligências urgentes para que o Conselho Superior da Imprensa possa fiscalizar o desempenho dos órgãos de comunicação social estatal, nomeadamente a televisão e a rádio.

Os sociais-democratas consideram que a TVS (Televisão São-tomense) desrespeitou o princípio de isenção e de imparcialidade no tratamento jornalístico, na produção de uma peça no telejornal no passado fim-de-semana sobre a discussão e a aprovação do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2012 na especialidade.

O maior partido da oposição sugere ao Executivo de Patrice Trovoada que retome a emissão dos debates parlamentares no espaço "Suplemento" da TVS.

O MLSTP/PSD criticou ainda as recentes declarações do secretário de Estado da Juventude e Desporto no Parlamento no final da aprovação do OGE na especialidade, pelo fato de Abnildo de Oliveira ter dito existirem no país duas Repúblicas “uma da oposição e outra de São Tomé e Príncipe”.

"Trata-se de afirmações patéticas, que revelam falta de maturidade política e de sentido de estado deste membro do Governo", deplorou o MLSTP/PSD.

Abnildo de Oliveira, igualmente porta-voz do Governo, fez tais declarações pelo facto de os deputados da oposição terem redistribuído um milhão de dólares americanos duma linha de crédito a ser concedida pela República da China Taiwan a jovens empreendedores. Esta soma deveria ser gerida pelo seu gabinete, agora sob tutela do Ministério das Finanças e Cooperação Internacional, para que haja gestão transparente e criteriosa do financiamento.

Para Gaudêncio Costa, da bancada parlamentar do MLST/PSD, a posição de Abnildo de Oliveira não tinha razão de ser, tendo em conta que parte da verba foi utilizada no reforço de outros setores, que serviram por exemplo para a compra de dois mini-autocarros para o transporte de crianças, a reabilitação de pólo desportivo de Santana, entre outras ações.

“O que ele pretende de facto eéter os montantes no orçamento do seu gabinete para distribuir o dinheiro à sua clientela politica, já que a ADI (Ação Democrática Independente) fez promessas completamente irresponsáveis aos jovens e à população em geral, aquando das últimas eleições legislativas de 2010”, acusou o opositor.

Sem comentários:

Mais lidas da semana