quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

EXÉRCITO DA RD CONGO DISPERSA MARCHA DA OPOSIÇÃO EM LUBUMBASHI



África 21, com agência

Em Bukavu e Goma, no leste do país, as marchas "pacíficas" da oposição que tinham reunido respectivamente 500 e 100 pessoas aproximadamente, foram igualmente dispersas pela polícia.

Lubumbashi - Várias pessoas foram feridas pelos soldados da Guarda Republicana terça-feira em Lubumbashi, no sudeste da República Democrática do Congo (RD Congo), durante a dispersão de uma marcha "pacifica" de quadros locais do partido do opositor Etienne Tshisekedi, constatou a AFP.

Enquadradas pela polícia, 30 responsáveis locais da União para a Democracia e o Progresso Social (UDPS) marcharam em direcção ao palácio de Justiça para denunciar o encerramento há vários dias da sua sede, após a violência com os simpatizantes do presidente Joseph Kabila.

A polícia foi desdobrada quando 200 a 300 habitantes colocaram-se em seguida e apoiando o grupo, provocando a intervenção musculada - sem tiro - da Guarda Republicana para dispersar os responsáveis da UDPS, dos quais vários foram feridos.

"Era uma marcha pacífica (...). Nós fomos surpreendidos ao ver um grupo de militares vir em nossa direcção. A Guarda Republicana interveio brutalmente, violentando as pessoas", denunciou Fabien Mutomb, vice-presidente da UDPS da província do Katanga, que em Lubumbashi é sede provincial.

Terça-feira em Bukavu e Goma, no leste do país, as marchas "pacíficas" da oposição que tinham reunido respectivamente 500 e 100 pessoas aproximadamente, foram igualmente dispersas pela polícia.

Os administradores municipais dessas cidades tinham interditado as marchas organizadas para protestar contra a reeleição de Kabila.

Detidos terça-feira em Goma durante a marcha, o responsável local da UDPS, dois membros do seu partido e dois de um movimento aliado foram colocados em detenção quarta-feira, soube-se junto de policiais.

Sem comentários:

Mais lidas da semana