quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PEDRO PIRES CONTRA INTERVENÇÕES EXTERNAS PARA DERRUBAR DITADURAS


Líderes oeste-africanos durante o processo de mediação com Laurent Gbgbo, da Costa do Marfim (à direita) no Palácio presidencial. Da esquerda para a direita: o presidente do Benin, Boni Yayi; Pedro Pires o então presidente de Cabo Verde; e o presidente da Serra Leoa,Ernest Bai Koroma. – Foto AP

Eugénio Teixeira, Cidade da Praia – VOA News

O risco da crise económica poder aumentar os riscos sociais

A cidade da Praia é palco, desde ontem,da terceira conferência "Iniciativa da Paz na África Ocidental", certame que reúne académicos, políticos, jornalistas e ONG’s da CEDEAO e EUA. Este encontro visa reflectir sobre os discursos e práticas na região.

O ex-presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, um dos oradores no encontro, chamou à atenção para o risco da crise económica poder aumentar os riscos sociais. Daí,segundo Pires, a necessidade dos Estados e governos implementarem políticas que permitam atenuar um conjunto de situações com reflexos na vida das pessoas.

Pedro Pires referiu-se também a outros riscos, nomeadamente ao tráfico de drogas e de armas. O ex-presidente cabo-verdiano discorda também da teoria defendida por alguns, de que os ditos regimes ditatoriais devem ser mudados pela força, sobretudo de países estrangeiros.

Sobre aquela questão, o coordenador científico do encontro,J oão Resende Santos, discordou da posição defendida por Pedro Pires, dizendo não se poder negar a existência de ditadores em África.

Sem comentários:

Mais lidas da semana