sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

SOBRE A ADESÃO DA GUINÉ EQUATORIAL À CPLP


Teodoro Obiang Nguema Mbasogo (saiba quem é o criminoso)
QUINTUS

Do jornal Público

“Em 2010, a Guiné Equatorial esteve prestes a integrar a CPLP como nono Estado-membro. Contudo, em parte devido a protestos espontâneos da opinião publica em vários países lusófonos contra a entrada da ex-colónia espanhola; as delegações dos Estados-membros decidiram adiar a decisão sobre a adesão até à cimeira em Maputo, em 2012, condicionando-a ao “pleno cumprimento das disposições estatutárias da CPLP, particularmente no que respeita à adoção e utilização efetiva da Língua Portuguesa.”

Na tentativa de dar um mínimo de credibilidade à implementação e difusão do português na Guiné Equatorial o regime de Obiang aceitou introduzir o português no leitorado da universidade nacional.

A expansão do ensino português é louvável, seja onde for, contudo é completamente absurdo confundi-lo com uma implementação efetiva como língua oficial. Em África; Centros de Língua Portuguesa e leitorados já existem na África do Sul, Etiópia, Namíbia, Nigéria e no Senegal. A ninguém passaria pela cabeça que, por esta razão, estes países pudessem ser considerados de língua oficial portuguesa. A língua oficial de um país é utilizada na instrução escolar, nos tribunais; na administração, no parlamento e na comunicação social. Na Guiné Equatorial; a utilização efetiva não sucedeu com o francês em 1997 nem acontecerá com o português agora.

Mesmo assim, os defensores da adesão desta ex-colónia espanhola à CPLP querem fazer crer que a imposição do português como língua oficial (…) não foi o resultado da livre vontade da sua população, mas de uma imposição de um dos regimes mais corruptos, cleptocratas e repressivos de toda a África.

Não há dúvidas que a entrada da Guiné Equatorial como membro de pleno direito não pode credibilizar a CPLP como organização que respeita os seus próprios princípios orientadores ou compreendeu as lições da Primavera Árabe. E muito menos pode dignificar a língua portuguesa.” (Gerhard Seibert - Público, 31 outubro de 2011)

O que diz Quintus

A questão da eventual adesão da Guiné Equatorial à CPLP é muito polémica, praticamente desde o primeiro dia. Existe um certo aspecto lisonjeador no interesse da Guiné Equatorial em aderir à CPLP e de facto o regime de Obiang só teria interesse em proceder com tal adesão se esta fosse prestigiante para um regime que – pela sua natureza ditatorial – é hoje pouco mais que um pária universal.

A CPLP ganharia influência e presença no mundo com esta adesão? Sim, mas a um preço demasiado alto. A CPLP só pode aspirar a ser o ponto de partida para aquilo que desejamos: uma União Lusófona, se mantiver o respeito aos seus próprios estatutos, que consagram o respeito pelos Direitos Humanos e pelo são exercício democrático. A Guine Equatorial pode aderir (e deve) desde que respeito ambos os conceitos. Se o regime tem assim tanto desejo em aderir então que faca como fez a União Europeia para com a Turquia: que exija o cumprimento destas regras básicas. Uma Guine Equatorial respeitadora dos Direitos Humanos e da Democracia é bem vinda. A atual, não. Nem que fale português.

Sem comentários:

Mais lidas da semana