sábado, 3 de dezembro de 2011

Timor-Leste: BRASIL RENOVA APOIO AO SETOR DA JUSTIÇA



MSE - LUSA

Díli, 03 dez (Lusa) - O Brasil renovou o apoio à consolidação do sistema da justiça em Timor-Leste, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, disse hoje à agência Lusa o embaixador brasileiro em Díli, Edson Monteiro.

"Assinámos com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) a extensão de um programa de cooperação na área da justiça, que já vem desde 2006", afirmou o diplomata.

No âmbito deste programa, o Brasil envia um juiz, dois procuradores, quatro defensores públicos e alguns técnicos para apoiarem o setor da justiça em Timor-Leste, mas "também para ensinar e transmitir experiência", explicou o embaixador.

"É um programa muito interessante, tem tido bons resultados, já tivemos um total de nove profissionais ao longo destes anos e estamos a estender até ao final de 2012", esclareceu.

Além do setor da justiça, o Brasil coopera também com Timor-Leste no setor da educação, considerado estratégico.

"A educação, tal como a justiça, são estratégicos por causa da língua, primeiro, e Portugal e o Brasil são os países que melhor podem ajudar Timor-Leste nestas duas áreas pelas coincidências de língua e de sistema jurídico", disse.

Na educação, o Brasil, que renova o programa de apoio no próximo ano, forma professores timorenses.

"É uma tarefa complicada, são milhares de professores que precisam aprimorar os seus conhecimentos e ao mesmo tempo melhorar o conhecimento de língua portuguesa", disse, salientando que o Brasil por norma destaca para Timor-Leste cerca de 50 professores.

Ainda no âmbito da cooperação entre o Brasil e Timor-Leste, o projeto mais antigo é um centro de formação profissional que em 11 anos já formou mais de duas mil pessoas em várias áreas.

O embaixador brasileiro destacou também a importância da cooperação com Timor-Leste para o Brasil e que vai possivelmente aumentar.

"Eu posso já ilustrar a importância da cooperação com Timor-Leste, dizendo que três países se destacam entre os mais de 50 com os quais o Brasil coopera. Haiti, todos conhecem o quanto o Brasil está envolvido no Haiti, Moçambique, onde temos inúmeros projetos de cooperação, e Timor-Leste. Em termos de números de projetos são estes três países", disse.

Sem comentários:

Mais lidas da semana