sábado, 3 de dezembro de 2011

Angola: PRS PLANEIA MANIFESTAÇÃO NA LUNDA-NORTE





O Partido de Renovação Social (PRS) planeia manifestação em toda província da Lunda-Norte.

O protesto contra alegadas violações de direitos humanos na região poderá ocorrer entre os dias 5 e 6 de Dezembro próximo.

“Estamos a preparar uma manifestação de grande envergadura em todos ao municípios da província da Lunda-Norte” – garantiu o secretário provincial, Augusto Paulino,

O PRS acusa a empresa de segurança “TELESERVICE” de estar a praticar acções que violam os direitos humanos na região diamantífera e exige do Estado angolano a retirada das suas forças.

“Pedimos à comunidade nacional, internacional e a sociedade civil, para que não poupe esforços. O que se vive na Lunda-Norte não é normal” - disse.

Guardas da Teleservice são frequentemente acusados de assassinato de garimpeiros ao longo do rio cuango.

A população, constituída maioritariamente por garimpeiros, tem chocado com elementos desta força em confrontos muitas vezes violentos.

O último confronto registou-se em Junho deste ano, com um balanço contraditório de vítimas mortais.

Segundo populares, 14 pessoas morreram afogadas no rio Cuango, um número contrariado por fonte ligada à Sociedade Mineira do Cuango e da empresa de segurança teleservice, que admitia a morte de seis supostos garimpeiros.

Há casos que não chegam ao conhecimento público, por ocorrerem em plenas matas, segundo fontes de “O País” e da Rádio Ecclesia.

Segundo Sapalo Muautale, “há pessoas que morrem nas matas, porque não há quem controla os incidentes”.

“Gostaria de entender a razão que faz com que os seguranças usem balas reais quando surpreendem os garimpeiros”, questionou.

Fontes. Ecclesia/”O País”

Sem comentários:

Mais lidas da semana