O Partido de Renovação Social (PRS) planeia manifestação em toda província da Lunda-Norte.
O protesto contra alegadas violações de direitos humanos na região poderá ocorrer entre os dias 5 e 6 de Dezembro próximo.
“Estamos a preparar uma manifestação de grande envergadura em todos ao municípios da província da Lunda-Norte” – garantiu o secretário provincial, Augusto Paulino,
O PRS acusa a empresa de segurança “TELESERVICE” de estar a praticar acções que violam os direitos humanos na região diamantífera e exige do Estado angolano a retirada das suas forças.
“Pedimos à comunidade nacional, internacional e a sociedade civil, para que não poupe esforços. O que se vive na Lunda-Norte não é normal” - disse.
Guardas da Teleservice são frequentemente acusados de assassinato de garimpeiros ao longo do rio cuango.
A população, constituída maioritariamente por garimpeiros, tem chocado com elementos desta força em confrontos muitas vezes violentos.
O último confronto registou-se em Junho deste ano, com um balanço contraditório de vítimas mortais.
Segundo populares, 14 pessoas morreram afogadas no rio Cuango, um número contrariado por fonte ligada à Sociedade Mineira do Cuango e da empresa de segurança teleservice, que admitia a morte de seis supostos garimpeiros.
Há casos que não chegam ao conhecimento público, por ocorrerem em plenas matas, segundo fontes de “O País” e da Rádio Ecclesia.
Segundo Sapalo Muautale, “há pessoas que morrem nas matas, porque não há quem controla os incidentes”.
“Gostaria de entender a razão que faz com que os seguranças usem balas reais quando surpreendem os garimpeiros”, questionou.
Fontes. Ecclesia/”O País”
Sem comentários:
Enviar um comentário