segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Timor-Leste: CEPAD GALARDOADO COM O PRÉMIO SÉRGIO VIEIRA DE MELLO



SAPO TL

O Centro de Estudos para a Paz e Desenvolvimento (CEPAD) recebeu hoje o Prémio Sérgio Vieira de Mello, em Díli. O galardão foi entregue pelo Presidente e Nobel da Paz José Ramos-Horta.

“A equipa do CEPAD trabalha arduamente para a afirmação da paz na sociedade timorense. Um país outrora violento, está agora a servir de exemplo para as outras nações. O respeito pelos direitos humanos é a chave do sucesso,” explica Renée Larivière, director do Programa para o Desenvolvimento na Interpeace.

O CEPAD foi criado no seguimento dos violentos confrontos que assolaram o país em 2006 e que resultaram em inúmeros mortos e habitações destruídas.

“É uma grande honra ter sido seleccionado para este prémio. O reconhecimento não se cinge somente à equipa da CEPAD mas também a todos os timorenses que trabalharam connosco, partilhando ideias e pontos de vista,” enaltece João Boavida.

Por sua vez, Larivière explica que "o trabalho realizado pelo CEPAD, no garantir da paz no território, tem sido exemplar. Em situações de risco, nunca se desviaram dos objectivos a que estavam propostos, independentemente da situação. Foi com esta atitude que eles conseguiram atingir os seus objectivos, contando com o apoio de todos os sectores da sociedade.”

Sérgio Viera de Mello Sérgio Vieira de Mello foi nomeado pelo Secretário Geral Kofi Annan como seu representante em Timor Leste e administrador da UNTAET (United Nations Transitory Administration of East Timor), com funções de preparação do território para a sua independência plena e democrática, cargo que ocupou até Maio de 2002 e no qual conseguiu convocar uma série de apoios e consensos, apesar das dificuldades iniciais e dos desentendimentos sócio-políticos entre as principais figuras e movimentos do país.

Em Setembro de 2002, foi nomeado alto-comissário para os Direitos Humanos, mas em Maio de 2003 foi chamado por Kofi Annan para a difícil tarefa de liderar a missão da ONU no processo de pacificação e transição do Iraque na fase pós-guerra. Já em Bagdade, a 19 de Agosto do mesmo ano, quando trabalhava no seu gabinete do quartel-general da ONU, morreu vítima de um violento atentado que vitimou mortalmente mais 21 pessoas.

Sobre o CEPAD

O Centro de Estudos para a Paz e Desenvolvimento (CEPAD) é uma Organização Não-Governamental timorense fundada em 2007 em resposta à crise política de 2006.

Dirigida pelo timorense João Boavida, a equipa do CEPAD tem uma vasta experiência no relacionamento com as comunidades locais e principais partes interessadas na resolução dos conflitos e na construção da paz em Timor-Leste.

A direcção do CEPAD é constituída por elementos respeitados pelos diferentes sectores da sociedade, assim como representantes de cada um dos quatro órgãos de soberania que formam o estado, o Parlamento, Presidência do Governo, e o Supremo Tribunal.

O CEPAD trabalha em parceria com a Interpeace, uma organização de construção da paz internacional.

1 comentário:

Anónimo disse...

JOSE MANUEL RAMOS HORTA E SIMPLESMENTE UM PORCO QUE PENSA QUE E DEUS!


Jornal INDEPENDENTE - Tersa, 13 Dezembru 2011

Deputadu husi Bancada FRETILIN iha uma fukun Parlamentu Nasional, konsidera Prezidenti da Republika asaltu poder ba kna’ar no responsablidade judisariu nian, tanba, deside uluk ona indultu ba ema ne’ebe mak seidauk tama iha komarka.

Deklarasaun ne’e, hasai husi deputadu Bancada FRETILIN, relasiona ho deklarasaun Prezidenti Republika iha semana kotuk ba kazu diretor ONG LABEH ne’ebe prezidente atu fo indultu kuandu kazu ne’e rasik seidauk iha desizaun final husi tribunal, tanba arguidu ho nia defeza sei halo rekursu ba tribunal rekursu.

Eis Ministru Justica, atual membru komisaun A Parlamentu Nasional, asuntu konstitusional, lezislasaun Governu, Deputado Domingos Sarmento hateten, iha prosesu normal hanesan mos iha nasaun seluk, Prezidente Republika fo indultu ba ema ruma kuandu ema ne’e tama ona prizaun tinan balun nia laran.

Tuir Deputadu FRETILIN ne’e, prosesu tomak kuandu seidauk iha desizaun definitivu husi tribunal, orgaun soberanu seluk, labele halo intervensaun indereta ba desizaun ne’e.

“Enkuantu seidauk iha desizaun definitive husi tribunal orgaun seluk labele interven ka halo deklarasaun ruma hodi fo indultu,” tenik Domingos Sarmento iha Parlamentu Nasional, horsehik.

Loloos, nia dehan, indultu atu halo bainhira, ema ne’e tama ona prizaun tuir desizaun tribunal ne’ebe haree kompaortamentu liliu ema ne’e rasik rekoinese nia sala hafoin fo indultu.

“Ema seidauk tama kadeia, Prezidente Republika hakarak fo ona indultu, ne’e kontra lei, la tuir lei ne’ebe vigora,” deklara nia.

Deputadu FRETILIN ne’e dehan, situasaun ne’e bele konsidera Prezidenti Republika halo autora judisariu dilemma hodi foti desizaun ne’ebe justu.

Mais lidas da semana