quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Timor-Leste: Governo suspende as artes marciais, não o fim das actividades




O Governo timorense tomou a decisão de não proibir em definitivo as artes marciais, mas sim a sua suspensão. O Presidente da comissão B do Parlamento Nacional, Duarte Nunes, informa que esta suspensão serve como pausa para uma avaliação mais detalhada dos conflitos entre os grupos de artes marciais.

“ Penso que esta é a altura ideal porque estamos no período natalício e em fase de preparação para as eleições do próximo ano,” disse.

Devido aos recentes incidentes incidentes envolvendo grupos de artes marciais, em Díli e outros distritos nomeadamente em Zumalai/ Suai-Covalima, Ainaro e Lautém, o Conselho de Ministros resolveu suspender até ao dia 21 de Dezembro de 2012, a prática de todas as actividades dos grupos de artes marciais que comprovadamente têm vindo a provocar distúrbios, violência e crimes.

Na suspensão incluem-se a proibição de treino e prática de artes marciais, bem como a obrigação absoluta de não mobilização de pessoas para aderirem aos grupos que pratiquem artes marciais, diz em comunicado divulgado pelo Conselho de Ministros.

A decisão foi tomada após consulta com o Comandante Distrital de Díli da Polícia Nacional de Timor Leste (PNTL), Pedro Belo, e o Comissário da PNTL, Afonso de Jesus, e em que ambos apresentaram um relatório detalhado sobre a situação da segurança interna do País.

O Conselho de Ministros proibiu ainda a exploração do jogo bola guling e lotarias por esta afectar o bem-estar social, contribuindo de igual modo para a violência.

SAPO TL com Suara Timor Lorosae

Sem comentários:

Mais lidas da semana