sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Timor-Leste: Ministério da Saúde comemora o Dia Mundial de Luta Contra a Sida



SAPO TL

O Ministério da Saúde comemorou no passado dia 1 de Dezembro, o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, no edifício da Escola São Domingos Sávio, no distrito de Baucau, informa a página do governo timorense.

O Ministro da Saúde, Nelson Martins, no seu discurso, apelou aos cidadãos timorenses que possam estar infectados com o vírus, que recorram aos serviços de saúde para serem tratados, contando sempre com o apoio do Governo.

Mário Luna, representante da Organização Mundial de Saúde (OMS), solicitou a todos a terem cautela com as probabilidades de contaminação desta doença advertindo que a OMS está pronta a prestar ajuda ao Ministério da Saúde, nos casos considerados prioritários e no combate ao vírus da sida em Timor-Leste.

O administrador do distrito de Baucau, António Guterres, salientou o facto de existirem algumas pessoas infectadas com o VIH/SIDA na comunidade de Baucau, sendo este o distrito que ocupa o terceiro lugar, depois de Díli e Maliana. Os dados revelados pelo departamento de comunicação social do Ministério da Saúde, através da Comissão Nacional da Luta contra o VIH/SIDA (CNLS), apontam para um total de 228 casos.

Destes, 112 são homens e 116 mulheres, sendo que a idade dos infectados se situa entre os 15 e os 40 anos. No evento estiveram presentes o Ministro da Saúde, o representante da OMS, o Pe. Domingos Pinheiro, o Vigário Geral da Diocese de Baucau, o administrador do distrito de Baucau, o Comandante da PNTL do distrito de Baucau, o comandante das F-FDTL, as agências da ONU, a Caritas de Baucau e o público em geral.

SAPO TL com Governo Timor-Leste

Sem comentários:

Mais lidas da semana