sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

AHMADINEJAD TENCIONA VISITAR O BRASIL



RTP - Lusa

As relações entre o Irão e o Brasil continuam as mesmas e o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad pretende visitar o país "num futuro próximo", afirmou hoje o embaixador do Irão em Brasília, Mohsen Shaterzadeh.

Em declarações à Agência Brasil, o representante iraniano garantiu que não houve mudanças na política externa do governo Dilma Rousseff em relação a seu país.

"Vemos a política externa atual como uma continuidade da política do governo de Lula da Silva", afirmou.

A afirmação do diplomata iraniano ocorre poucos dias depois do fim da viagem feita pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, a quatro países da América Latina, sem passar pelo Brasil.

Devido à relação estreita mantida com a nação durante o governo de Lula da Silva, a ausência do Brasil no roteiro foi interpretada pela imprensa e por analistas como uma mudança nas relações bilaterais.

Em 2009, Ahmadinejad encontrou-se com Lula da Silva em Brasília, e a visita foi retribuída pelo líder brasileiro no ano seguinte, quando esteve em Teerão.

O Brasil chegou ainda a tentar mediar, ao lado da Turquia, um acordo entre o Irão e os Estados Unidos a respeito do programa nuclear iraniano.

Segundo o embaixador, as relações continuarão "excelentes" e uma visita será agendada em breve.

1 comentário:

Anónimo disse...

A Dilma vai apertar a mão do Ahmadinejad? Todo mundo sabe que ele odeia comunista !!!

Mais lidas da semana