sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Arquivo & Museu da Resistência Timorense com inauguração prevista para o mês de Maio



Sapo TL, com foto

De acordo com a IDA-TL Imagem, Design & Arquitectura, o Arquivo & Museu da Resistência Timorense (AMRT) tem inauguração prevista para o mês de Maio, entre os dias 16 e 23.

O novo edifício sede do AMRT encontra-se situado no antigo tribunal de Díli, situado entre junto à Universidade Nacional de Timor-Leste e ao GMT.

O conjunto da intervenção é composto pela reabilitação do antigo edifício do tribunal, de reconhecido valor histórico e patrimonial, e ainda pela construção de dois novos edifícios que albergarão o conjunto das áreas programadas para constituírem a base de funcionamento e sustentabilidade do AMRT.

Do ponto de vista arquitectónico, o projecto procura complementar a valorização da pré-existência, respeitando a sua traça original e as suas fachadas, com a introdução de uma linguagem contemporânea nas novas edificações, recorrendo a planos rectos, volumetrias ortogonais e maximização da luz natural.

A segurança do edifício e dos materiais expositivos quer dos acervos documentais é também uma das preocupações centrais, muito particularmente no edifício do Arquivo, em que a preservação dos documentos requer condições ambientais específicas.

SAPO TL com IDA-TL

Sem comentários:

Mais lidas da semana