sábado, 28 de janeiro de 2012

Brasil: Dezassete corpos recuperados na derrocada de três edifícios no Rio



Público

São já 17 os cadáveres recuperados dos escombros dos edifícios que ruíram no centro do Rio de Janeiro. Só na noite de ontem e madrugada de hoje foram detectados mais quatro cadáveres.

A possibilidade de encontrar sobreviventes diminui a cada hora que passa, adiantou o secretário da Defesa Civil, Sérgio Simões. "Gostava de dizer o contrário, mas as hipóteses são poucas. Temos esperança de encontrar pessoas vivas mas a situação é difícil".

O acidente fez seis feridos. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, citada pela Globo, o quadro mais grave é o da única pessoa que continua internada. Trata-se de uma mulher que teve uma lesão no couro cabeludo e que já foi sujeita a uma cirurgia e transferida para um hospital particular.

A Polícia Civil já abriu um inquérito para apurar as responsabilidades dos desabamentos de um prédio de 20 andares, outro de dez e ainda de um terceiro edifício de quatro andares, situado entre os dois maiores.

O Teatro Municipal – um dos edifícios emblemáticos do centro do Rio de Janeiro – fica imediatamente ao lado do local dos desabamentos mas não sofreu danos na sua estrutura.

Sobre o motivo do desabamento, o presidente da câmara da cidade, Eduardo Paes, diz que a hipótese mais provável estará num dano estrutural, já que não há informações sobre explosão ou fuga de gás.

Por seu lado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia informou que havia obras “ilegais” – sem registo nas autoridades locais – no 16.º andar do edifício maior e que isso poderá ter causado a derrocada deste, que terá depois arrastado os outros dois durante a queda.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, decretou luto oficial de três dias naquele estado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana