terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Brasil: Dilma Rousseff prefere Porto Alegre a Davos



FYRO – Lusa, com foto

Rio de Janeiro, 23 jan (Lusa) - A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, participa na quinta-feira do Fórum Social Temático (FST), em Porto Alegre, que decorre dentro do processo do Fórum Social Mundial, mas não confirmou a presença no Fórum Económico Mundial de Davos.

O Fórum Social Mundial surgiu em Porto Alegre, em 2001, como uma antítese do Fórum Económico Mundial, que anualmente reúne políticos e empresários na cidade suíça de Davos.

Para a edição do Fórum Económico, estarão a representar o Brasil o ministro das Relações Exteriores, António Patriota, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, segundo informações da assessoria do Planalto, sede da Presidência brasileira.

Já em Porto Alegre, onde os debates começam na terça-feira, a mandatária brasileira e outros sete ministros são aguardados, na quinta-feira, para a sessão "Diálogo entre Sociedade Civil e Governos".

O evento pretende servir ainda como preparação para as discussões da sociedade civil durante a Conferência das Nações Unidas para o Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável - Rio+20.

De acordo com os organizadores, a ideia é que as discussões gerem um documento que servirá de base para os eventos a serem realizados durante a Cimeira dos Povos, que ocorrerá paralelamente ao encontro dos chefes de Estado e Governo, em junho deste ano.

Com a escolha pelo Fórum Social, a Presidente Dilma Rousseff mantém a tradição iniciada por seu antecessor, Lula da Silva, que participou em todas as edições do evento.

Em 2010, Lula da Silva esteve em Davos onde foi agraciado com o prémio de "Estadista Global", mas não sem antes marcar presença também no Fórum Social.

O FTS deste ano contará com diversas atividades com base no tema deste ano, que tem como foco a crise do capitalismo, evidenciada pela deterioração das economias de grande parte dos países desenvolvidos.

Justiça social e ambiental são outros temas destacados como cruciais para os organizadores do evento, que será aberto pelo novo responsável da agência da ONU para a alimentação (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva.

Farão parte das atividades do fórum o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos e o jornalista espanhol Ignacio Ramonet.

A previsão é de que aproximadamente 30 mil pessoas participem nas mais de mil atividades previstas na agenda do FST deste ano.

Sem comentários:

Mais lidas da semana