quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cabo Verde: Sector das Pescas já pesa entre 07 a 10 por cento no PIB, estima Governo



Angola Press

Cidade da Praia - O secretário de Estado dos Recursos Marinhos cabo-verdiano, Adalberto Vieira, afirmou que o sector das Pescas em Cabo Verde contribuiu entre 07 a 10 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011.

Num balanço do ano feito à Inforpress, o secretário de Estado considerou que em 2011 houve "grandes ganhos" para o setor, particularmente no que se refere ao contributo dado para o PIB, frisando que o Governo conseguiu colocar as pescas no grupo de áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.

"Um estudo feito há alguns anos demonstrava que o contributo do sector das Pescas para o PIB girava à volta de 04 por cento. Neste momento, estimamos que esse contributo ronda entre os 07 e os 10 por cento", precisou.

Adalberto Vieira não descartou a possibilidade de se realizarem outros estudos para se ter um valor mais preciso, mas vincou que o contributo previsto é "de longe superior" ao passado.

Segundo o governante, que citou dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), 2011 foi também um ano em que o sector deu maior contributo para as exportações de Cabo Verde, com quase metade do total dos produtos exportados.

Além destas contribuições, referiu, o impacto socioeconómico das Pescas foi também "extraordinariamente superior" ao que se verificava anos atrás, exemplificando que a Frescomar, a principal empresa de armazenamento e transformação no país, emprega, neste momento, cerca de 600 trabalhadores e perspetiva, para 2012, subir para cerca de mil, tendo em conta o aumento da absorção da matéria-prima nacional.

"Foi um ano em que consolidámos a qualidade, com uma estratégia virada para a melhoria da qualidade no sector, onde desencadeámos importantes acções para o incremento da captura, visando a resolução do problema de fornecimento da matéria-prima na indústria conserveira, particularmente na Frescomar", sustentou.

Para os bons resultados em 2011, acrescentou, contribuiu também a nova abordagem no que se refere ao subsector da pesca artesanal, virada para uma visão empreendedora e geradora de rendimentos suplementares.

Essa visão, disse, é apoiada em trabalhos desenvolvidos no âmbito do Plano Operativo para o Desenvolvimento da Pesca Artesanal, bem como o início do projecto das Unidades de Agregação e Transformação de Valores dos Produtos das Pescas.

Todas essas actividades são fruto de um investimento em torno dos 500 mil contos (4,53 milhões de euros), em que se procurou a eficiência dos projectos, permitindo fazer mais com menos recursos.

"Esses projectos deram um grande contributo para o desenvolvimento do sector. Por exemplo, com 20 mil contos (181 mil euros) consegue-se requalificar uma embarcação que, sozinha, pode aumentar a captura em cerca de 1.000 toneladas/ano", concluiu.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana