segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cabo Verde: «TACV NO SEU MELHOR»*



Nuno Ferro Marques - Liberal

Prezado Norga Fortes, se o processo não tiver, e não tiver já, o justo andamento, conte comigo para recolher e divulgar mais alguns motivos de denúncia contra os TACV. Aliás, por algum motivo «o Tribunal do Sal mandou a empresa de Aeroportos e Segurança Aérea executar a TACV em cerca de 3 milhões de contos» - 3.000.000.000$00 ! (A Semana, 3. Jan. 2012).

A minha solidariedade, prezado Concidadão, extensiva à criança de um ano de idade que acompanhava e a todos os passageiros prejudicados por mais esse voo adiado e/ou cancelado dos TACV sem aviso prévio.

A TACV, sem prejuízo de alguma explicação plausível (que não seja falsa) que possa ter, parcial que seja, deve agradecer a crítica de NF, e fazê-lo com bons modos, sem rancor, nem pelo conteúdo, nem pela forma, da missiva, pois que os funcionários da TACV custam-nos formação e salário para tanto, e minorar os danos (bem, NF já desabafou – duramente - agora, não queira desabafar e “bater”, seja aberto a um pedido de desculpas - consequente - dos TACV), para que todos os clientes, crianças, jovens, idosos, grávidas, pessoas com dificuldades de locomoção, nunca - mas nunca mais - voltem a passar tamanha afronta - com ou sem qualquer atenuante (que não seja miserável) que a TACV possa ter.

Há mais que muitos funcionários que compartilham as críticas de NF, pelo que não adianta o Conselho de Administração desconversar, o que adianta é assumir – quanto antes – as falhas dos TACV para com NF e todos nós – e agir em consequência, já!

Pela minha parte, enquanto cliente, também poderia assinalar questões boas e más, acima de tudo, essa tendência abominável de cercear direitos, ou de não informar - em boa fé (há que telefonar para casa/ o telemóvel, sim!!!) - aos clientes dos seus direitos (em tempos, já vi a concorrência a informar os seus clientes, com muita elegância, nesse mesmo Aeroporto, não obstante, falhas outras), por exemplo e grosso modo que, de acordo com as convenções internacionais, havendo um atraso de um par de horas, tem de haver refeição ligeira, de mais horas, refeição normal, hotel, etc., ainda mais quando esses atrasos e anúncios ou falta deles surgem aos soluços e com horas de intervalo.

Tem tanta razão o NF (o que ele nos diz não é novidade, todos sabemos que é verdade) que devem ser ignorados os palavrões (por ele) usados, tendo em vista a desproporcionalidade das ofensas (foram, incomparavelmente, mais graves as ofensas perpetradas contra NF), que apenas lhe vou lembrar de algo que os TACV fazem bem, neste caso, cada funcionário exibir – nem poderiam deixar de fazê-lo - a respectiva identificação.

É que neste país de rendimento dito médio, acontece, pois, coisa ainda pior nesse particular.

Certamente, já passou o leitor por aquelas situações nas mais variadas instituições nacionais em que os funcionários se recusam determinantemente a identificarem-se? Pois, é, nessas horas, como em quase todas as outras são o José, a Maria e tal, não são o presidente, o primeiro-ministro ou qualquer outro servente da República… Não sei se me faço entender?

Enfim, dura caminhada, até ao advento do Eco-agroturismo que refere NF, mas lá chegaremos.

Agora, dirigindo-me aos demais “passageiros” (cidadãos) desta nossa terra: certamente que aquele contributo indignado (em termos algo violentos) - do cidadão abandonado, à falta de Justiça que funcione ou não funcione só para alguns, aliás, para quem, na maior parte das vezes, nem interessa que funcionem as instituições, é humano e até saudável e muito próprio de quem enfrenta, porque tem de o fazer, todos os dias, as “instituições que funcionam” - trará ganhos ao país. Mas alguém se lembrará dos danos que ficam, desde já, a NF, e ficar-lhe-ão, para sempre, enquanto houver entre nós, tantos e, por sinal, há cada vez mais, “passageiros” (cidadãos) desta nossa sociedade… “ensimesmada”?

Mais uma razão para que a TACV (até pode ser no facebook, pelo PCA–internauta, para ser mais expedita, e depois divulgada pela comunicação social, ou directamente na comunicação social), querendo, minorar a mais do que certa crescente perseguição (profissional e/ou financeira, por exemplo) do sistema a NF, e a todos os “passageiros” que protestam em benefício da comunidade, faça, quanto antes, uma compensação inequívoca a NF, evitando até a típica e perversa sugestão da via do Tribunal com a ladainha de que “as instituições funcionam”…

E depois, querendo, faça a TACV igual publicidade ao gesto de elementar justiça para com o cliente (certamente que NF poderá colaborar nessa publicidade e eu ofereço-me também, sem nada cobrar) para que cada funcionário e cada passageiro saibam que o que acontece/u não deve acontecer, muito menos, a custas tão severas do cliente que paga, e paga, demasiadamente, como bem se sabe, pelos serviços dos TACV, e ainda para que todos fiquem cientes dos severos custos para a empresa e seus funcionários se por acaso voltar a acontecer.

Dirigindo-me agora ao Conselho de Administração dos TACV: que não tente fazer como certo administrador do BCA fez em tempos (ou costuma fazer) e que só contribuiu para prejudicar ainda mais a imagem do BCA (e a corrupta e corrompida imagem do mesmo), a tentar negar o óbvio e (sintomaticamente) a ameaçar o cliente, contra todos os ensinamentos mais básicos da actividade bancária, neste caso, a tentar negar a extorsão sistemática (que eu denunciei) e a recusa em informar o cliente, ademais, sobre informação expressamente solicitada por ele a ele relativa. Até parecia que eu estava a adivinhar aquilo que se vem descobrindo, finalmente, no BCA, mormente, os desfalques de fortunas às contas dos clientes – e sabe-se lá quantos mais estão por descobrir. Mas, não, eu não estava a adivinhar. Estava a deixar provas. Para quem quisesse ver. E certamente que alguém viu alguma coisa, a começar pela concorrência… Por outras palavras, no caso dos TACV, os administradores (pelo menos, uma delas já me conhece, por exemplo, do PROMEX e também dos Tribunais) que metam as desculpas da praxe (do país) no saco (uma vez que possa ser, na vida deles) e que façam, quanto antes, o que têm a fazer.

Prezado Norga Fortes, se o processo não tiver, e não tiver já, o justo andamento, conte comigo para recolher e divulgar mais alguns motivos de denúncia contra os TACV. Aliás, por algum motivo «o Tribunal do Sal mandou a empresa de Aeroportos e Segurança Aérea executar a TACV em cerca de 3 milhões de contos» - 3.000.000.000$00! (A Semana, 3. Jan. 2012).

(*) A TACV NO SEU MELHOR - negaram entregar o Livro de Reclamação após cancelamento do voo nº 4204 - SV/RAI (Liberal, 3. Jan. 2012).

http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=50&id=34818&idSeccao=533&Action=noticia

Nuno Ferro Marques | ferromarques@gmail.com

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