sábado, 28 de janeiro de 2012

CEMFA: “Militares cabo-verdianos estão capacitados para dar resposta aos actos ilícitos"



PN – A Semana

O Chefe de Estado Maior das Forças Armadas (CEMFA) de Cabo Verde, coronel Alberto Fernandes, garantiu no final do exercício militar “Falcão 12” que as Forças Armadas cabo-verdianas estão preparadas para combater os actos ilícitos que possam surgir no país. São Nicolau deve receber o próximo exercício militar que acontecem sob o comando de tropas francesas.

“Dependendo da acção, apesar de os meios materiais que as Forças Armadas dispõem nesta altura não serem abundantes, do lado humano estamos bem preparados para combater actos ilícitos que se vierem a registar no país, como a pesca ilegal, fiscalização das nossas águas, além operações de busca e salvamento", pontua Fernandes.

Alberto Fernandes lembra que as últimas ocorrências registadas no país, ligadas ao narcotráfico, deixaram as Forcas Armadas e as restantes autoridades em alerta ferente a um perigo que é real. Por esta razão, São Nicolau deverá ser a próxima ilha a receber os militares para mais treinos, repetindo, assim, exercícios que já aconteceram nas ilhas do Maio, Fogo, e agora em Santo Antão. Aliás, esses exercícios conjuntos com os franceses vão prosseguir em mar e terra, abrangendo todas as ilhas do país bem como a imensa Zona Económica Exclusiva de Cabo Verde.

Os responsáveis das Forças Armadas francesas, que também estiveram envolvidos na operação, saíram satisfeitos da ilha, elogiando o trabalho desenvolvido pelos militares cabo-verdianos. Prontificaram-se a reforçar a cooperação bilateral existente entre as duas instituições. E o coronel Jean-Jacques, antes de deixar Santo Antão, garantiu que vão estar mais perto das FA de Cabo Verde.

Sem comentários:

Mais lidas da semana