terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Censura na Antena1: ADMINISTRAÇÃO DA RTP ACUSADA DE “MÁ FÉ”



Diário de Notícias

Pedro Rosa Mendes e Gonçalo Cadilhe garantem que nunca foi dada qualquer indicação no sentido de pôr termo à rubrica das manhãs. Administração demarca-se da decisão. Entretanto, a polémica já chegou à Assembleia da República, com PS e BE a pedirem explicações sobre o caso.

"Nunca em causa esteve o fim da crónica", diz o jornalista e escrito Rosa Mendes. Gonçalo Cadilhe esperava "ter sido avisado com tempo suficiente", afirmou ao DN.pt.

Em comunicado, o diretor-geral da RTP, Luís Marinho, declarou que "a decisão de terminar com a série já estava tomada há algum tempo" e "antes" do programa de Pedro Rosa Mendes - criticando Angola e as elites que se apresentaram no especial informação conduzido por Fátima Campos Ferreira - ter sido emitido.

"O senhor diretor-geral que não me venha atirar areia para os olhos. É de má fé e difamatório dizer isso. Ninguém de 'Este Tempo' tinha a noção de que a rubrica iria terminar", declara Rosa Mendes.

Entretanto, o Bloco de Esquerda (BE), questionou esta terça-feira o ministro dos Assuntos Parlamentares sobre se o fim do programa fom um "ato de censura". "Exige-se que esta situação seja esclarecida o mais rapidamente possível", afirmou a deputada do BE Catarina Martins.

Também o PS exigiu esclarecimentos urgentes às direções de informação e de programação da Antena 1 sobre o fim da crónica do escritor e também jornalista Pedro Rosa Mendes, na sequência de críticas feitas ao regime angolano.

A posição dos socialistas foi transmitida pelo deputado João Portugal, adiantando que o requerimento para solicitar audições dará entrada ainda hoje na mesa da Comissão Parlamentar de Ética, Cidadania e Comunicação.

*Alteração do título por PG (acrescentada a palavra censura)

Sem comentários:

Mais lidas da semana