sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Jorge Carlos Fonseca: “Garanto que não vai haver crise política em Cabo Verde”



Expresso das Ilhas

O Presidente da República garantiu hoje que não vai haver crise política em Cabo Verde, desvalorizando assim as acusações do PAICV de que o PR estaria sistematicamente a criticar o governo e assumindo "quase" o papel de líder da oposição.

"Pelo meu perfil, pelo meu percurso e por esses quase quatro meses de magistratura há exemplos claríssimos da minha postura de arbitragem. Como estamos no início no início de períodos pré-eleitorais, é natural que haja tentações de usar o Presidente da República para alguns jogos de ordem político-partidária", comentou, afirmando entretanto acreditar que se trata de um fenómeno "meramente conjuntural e pouco relevante".

A parte essa polémica, Jorge Carlos Fonseca fez saber que irá exercer "de uma forma muito firme" a sua magistratura de influência política e moral na sociedade cabo-verdiana que se traduzirá na moderação e arbitragem do sistema político, "de forma que o interesse nacional de Cabo Verde seja sempre preservado".

Nesse sentido, afirmou que tem procurado dialogar em permanência com o governo e também com a oposição. "Esse é o papel do Presidente que queira ser árbitro e moderador", frisou.

Em relação aos dois feriados nacionais, 13 de Janeiro “ Dia da Democracia e Liberdade” que se celebra amanhã, sexta-feira, e 20 de Janeiro, “Dia dos Heróis Nacionais”, JCF mostrou-se convicto de com o decorrer do tempo as duas datas serão despartidarizadas.

Neste sentido Jorge Carlos Fonseca anunciou que a presidência da república, para assinalar as duas efemérides, vai organizar a partir de amanhã, sexta-feira, até o dia 20, um conjunto de actividades no âmbito do que designou de "Semana da República". "É uma forma pedagógica de mostrarmos à sociedade cabo-verdiana e aos partidos políticos que toda a gente deve comemorar o 13 de Janeiro e o 20 de Janeiro", declarou.

- António Monteiro, Redacção Praia

Sem comentários:

Mais lidas da semana