segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Juncker: CONTROLE EUROPEU SOBRE GRÉCIA É INACEITÁVEL



VC – Agência Financeira

Presidente do Eurogrupo está «firmemente contra» esta ideia

A proposta alemã de colocar o orçamento grego sob vigilância comunitária é inaceitável, do ponto de vista do presidente do Eurogrupo, o luxemburguês Jean-Claude Juncker.

«Estou firmemente contra a ideia de impor um comissário com essa missão só para a Grécia. Isso não é aceitável», disse Juncker, em declarações aos jornalistas, à chegada ao Conselho Europeu, que decorre em Bruxelas.

Opinião diferente tem o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt: «A Grécia não está a corresponder às reformas e é por isso que estamos a ter esta discussão. É compreensível», cita a Lusa.

O governo alemão confirmou já a existência de propostas para nomear um comissário europeu que controle o orçamento da Grécia, sublinhando que os respectivos debates «estão ainda a um nível de trabalho abstracto», no âmbito do Eurogrupo.

«Trata-se de exercer um maior controlo e uma maior supervisão orçamental» sobre a aplicação dos programas de ajustamento negociados por Atenas com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional, em troca do empréstimo de 110 mil milhões de euros concedido em 2010, esclareceu o porta-voz do Ministério das Finanças alemão, Martin Kotthaus.

As notícias sobre a eventual nomeação de um comissário europeu para fiscalizar as contas gregas provocou duras reacções de protesto do governo de Atenas.

«Quem põe um povo perante um dilema entre a ajuda financeira e a dignidade nacional, ignora as lições históricas fundamentais», advertiu o ministro das Finanças grego, Evangelos Venizelos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas, também discorda da proposta de Merkel, entendendo que «há melhores formas de os credores verem satisfeitos os seus créditos e de os devedores cumprirem as suas obrigações».

Sem comentários:

Mais lidas da semana