segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

“A Língua Portuguesa na Internet e no Mundo Digital”, é o tema do terceiro colóquio do IILP



Foi dada a largada para os preparativos do próximo colóquio que o IILP vai realizar de 24 a 26 de abril de 2012, em Guaramiranga, Ceará, em parceria com a Unilab e o Conselho Nacional de Educação, tendo apoio financeiro da Assessoria Internacional do Ministério da Educação e da Divisão de Promoção da Língua Portuguesa (DPLP) do Itamaraty.

O Colóquio “A Língua Portuguesa na Internet e no Mundo Digital”, será uma oportunidade de representantes de diversas organizações dos Estados Membros da CPLP e especialistas na área de várias entidades, além de pesquisadores acadêmicos que já desenvolvem uma metologia de ensino/pesquisa/extensão, compartilharem suas experiências na rede.

O diretor executivo do IILP, Gilvan Müller de Oliveira esteve essa semana em Guaramiranga para conhecer as instalações do Convento dos Capuchinhos que irá abrigar o Colóquio. Na oportunidade, acompanhado da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unilab, Stela Meneghel, conheceu as instalações da Unilab no campus da Liberdade, em Redenção (CE).

Segundo o diretor, a programação ainda está sendo finalizada, mas, já é certa a participação de Daniel Pimienta, diretor da ONG Funredes, sediada na República Dominicana. Especialista no tema, ele fará a conferência principal do Colóquio e, na ocasião, mostrará um panorama detalhado sobre a situação da língua portuguesa na internet, hoje a quinta língua mais utilizada na rede mundial de computadores, somando um total de 221 milhões de falantes.

Além de Pimienta, cada um dos países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) enviará um especialista da área para os debates. Também estarão presentes os integrantes do grupo que elabora o projeto do Vocabulário Ortográfico Comum do Português (VOC), cuja primeira etapa – agregando Brasil e Portugal – será finalizada em julho deste ano, em Maputo (Moçambique). Já a segunda etapa, agregando todos os outros países da CPLP, está prevista para encerrar dois anos depois, em julho de 2014.


Sem comentários:

Mais lidas da semana