sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ministro da Assistência e Reinserção Social reitera disposição de repatriar angolanos



Angola Press, com foto

Luena - O ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, reiterou hoje, no Luena, província do Moxico, à disposição do Governo angolano em repatriar os 60 mil angolanos refugiados nos países vizinhos, cujo processo será retomado em Fevereiro próximo.

Segundo o governante, durante a primeira fase iniciada no segundo semestre de 2011 foram repatriados quatro mil angolanos, dos quais mil e 500 regressaram da República Democrática do Congo, dois mil e 400 da Zâmbia, 29 do Botsuana e seis da Namíbia.

Estes refugiados foram transportados para as suas zonas de origem, sendo Moxico, com mil e 200 pessoas, 900 para a província do Huambo, 200 para o Bié, mil e 300 para o Zaire, 300 para Kuando Kubango, 100 para Benguela, 23 para Luanda e seis para a província do Cunene.

João Kussumua explicou que neste momento decorrem os preparativos nos centros de trânsito, nomeadamente condições de alimentação, instalação dos serviços de registo gratuito, saúde, inserção das crianças nas escolas, entre outras actividades.

Lembrou que no âmbito das convenções internacionais, de acordo com os procedimentos das Nações Unidas, em Junho de 2012, a cláusula que protegia o refugiado angolano no exterior perderá a sua vigência e, por conseguinte, os que não voltarem ao país dentro deste período através do repatriamento organizado serão responsáveis pelas consequências.

- Ler mais sobre ANGOLA, ou clicar no simbolo na barra lateral

Sem comentários:

Mais lidas da semana