segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Moçambique: Dezoito mortes devido a tempestades que atingem centro e sul do país



MMT - Lusa, com foto

Maputo, 23 jan (Lusa) - Pelo menos 18 pessoas morreram na sequência da passagem das tempestades "Dando", que assola o sul de Moçambique, e "Funso", que atingiu o centro, anunciaram hoje as autoridades moçambicanas.

O governador da Zambézia, Itae Meque, anunciou hoje a morte de 12 pessoas naquela província do centro de Moçambique, onde cinco estradas estão cortadas devido às chuvas.

Entre os mortos contam-se quatros crianças, disse Itae Meque, assinalando que a tempestade "Funso" destruiu cerca de duas mil casas na região.

No fim de semana, o Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), confirmou a morte de seis pessoas na zona sul, em consequência das chuvas que atingem as províncias de Maputo, Inhambane e Gaza.

Confrontado hoje pela Lusa, o diretor do INGC, João Ribeiro, disse que iria apurar o número de mortes na Zambézia, local para onde se desloca para chefiar a equipa de resgate da população do Centro Operativo de Emergência.

As autoridades sanitárias na Zambézia lançaram um alerta para um eventual surto de cólera na província do centro de Moçambique.

Na zona sul, a comunicação via terrestre com o resto do país está interrompida, após a abertura de uma cratera de cerca de 50 metros na região de 3 de fevereiro, no distrito da Manhiça, na província de Maputo.

A subida do nível das águas no rio Incomáti, em Maputo provocou, no sábado, o corte da estrada Nacional número 1, que liga o sul ao norte, mas as autoridades moçambicanas asseguram o restabelecimento da circulação na via ainda esta semana.

Sem comentários:

Mais lidas da semana