terça-feira, 24 de janeiro de 2012

OS SACANAS DOS PEDINTES TÊM CÁ UMA LATA




Tiago Mesquita – Expresso, opinião, em Blogues

Ontem de manhã passei por um senhor de meia-idade que pedia esmola na baixa de Coimbra. Gemia sentado num caixote de cartão aberto. Ar macambúzio. O cartão molhado era a única coisa que o separava do chão frio de calçada portuguesa. Ao lado um cobertor sujo e meia dúzia de sacos de plástico que indicavam que a noite havia sido passada ali mesmo. Era a sua casa.

Quando passei junto a ele olhou para mim, ar envergonhado, esticou a mão e disse-me: "senhor, tenha a bondade de dar uma esmolinha ao pobrezinho que não tem dinheiro nem uma pensão"

Foi a gota de água. Não aguentei mais. Que injustiça. Respondi-lhe prontamente:

"oiça lá seu remeloso, e trabalhar, não?

"Mas eu não tenho pernas..."

"Desculpas mas é... agora não tem pernas...desculpas....

O senhor não vê o estado em que vive o nosso presidente da República? Não tem peninha dele? "Vai receber mais 1300€ por mês de reforma, repito:1300€ por mês" e você ainda tem a lata de estar aí sentado todo o dia a pedinchar. Tanta lamúria. Tem aí uma caixa de cartão toda bonita. Tudo aqui decorado com plásticos, uma vista fantástica, a rua toda por sua conta. Sabe lá agora o que é não ter dinheirinho para "cobrir as despesas".

"Levanta-te e anda meu sacana que o nosso Presidente está a passar necessidades."

Sem comentários:

Mais lidas da semana