terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SE CAVACO SILVA GANHASSE 1 EURO POR CADA CRÍTICA NA NET…




Há uma petição na Internet a exigir a sua demissão, mas também surgiram páginas de solidariedade à família de Cavaco Silva, que hoje cumpre o primeiro ano do segundo mandato na Presidência da República

Texto de Amanda Ribeiro e Daniel Cerejo – Público - ontem

Nunca um Presidente da República esteve tão presente no Facebook. Cavaco Silva, que hoje cumpre o primeiro ano do segundo mandato, até pode estar (quase sempre) em silêncio na vida real, mas recorre regularmente a esta rede social para comunicar com os portugueses. Sexta-feira, depois de dizer que os 1300 euros que recebe de reforma, somados à pensão do Banco de Portugal, não chegam para pagar as suas despesas, a criatura virou-se contra o criador - a página oficial é agora um verdadeiro mural da indignação e as críticas continuam a ser publicadas nos comentários da página.

Em reacção a estas declarações, foi criada uma petição online que apela à demissão do Presidente da República. Os signatários consideram que "perante tão grande falta de senso e de respeito" para com os portugueses, Cavaco Silva "não reúne mais condições" para continuar a desempenhar o cargo. Até agora, quase quatro mil pessoas assinaram o abaixo-assinado que condena ainda "o medíocre desempenho" e a "diminuta intervenção nos assuntos fundamentais e fracturantes" da sociedade por parte do Presidente.

Paralelamente, germina uma onda de solidariedade sarcástica nas redes. Com algum sentido de humor, foram criados vários grupos de apoio à situação financeira do Presidente da República. Logo na sexta-feira nasceu o SOS Cavaco Silva, um grupo que já soma quase 900 membros. O mote está dado: "Portugueses, vamos ajudar o senhor Presidente!" No mural, acumulam-se as montagens de fotografias, em que Cavaco e a sua mulher são apresentados como mendigos.

Com mais de quatro mil fãs, a página Vamos Ajudar Cavaco Silva, O Pobrezinho tem o mesmo conceito. As mensagens repetem-se, tal como as imagens. A circular está, por exemplo, a de uma pretensa campanha de solidariedade de um supermercado, cujos fundos revertem a favor da "família do Aníbal".

Eis a Liga Portuguesa dos Amigos do Cavaco

O site de humor Ainanas, um dos mais vistos em Portugal, está a promover a campanha 1 Cêntimo para o Aníbal. O propósito? "Era genial se sempre que o Cavaco aparecesse a discursar em público toda a gente lhe atirasse com moedas de 1 cêntimo. Finalmente as moedas tinham alguma utilidade e ajudava-se o presidente." Uma iniciativa que conta com o apoio da suposta Liga Portuguesa dos Amigos do Cavaco (LPAC). A reacção do FB Leaks também não tardou. Fizeram uma "canção de beneficência para o Aníbal" (vídeo à esquerda) no âmbito de uma campanha solidária. Resta saber se o NIB estará certo...

Se estiver, o Cão Azul agradece, visto que logo após as declarações do Presidente, a loja de t-shirts colocou dois novos modelos à venda (16 euros), com a ressalva de que, por cada unidade vendida, um euro reverte para a conta de Cavaco Silva e da família - "os Mariani".

"Já se venderam algumas t-shirts", mas o valor reunido "ainda não dava para pagar as despesas" a Cavaco, diz Joaquim Mira, um dos sócios do Cão Azul. No Facebook da loja refere-se que, se não se vier a descobrir o NIB do Presidente - "não nos esforçámos muito para isso", diz ao P3 - aceitam-se sugestões para doar o dinheiro.

Partindo daquilo que já foi feito com o dinheiro das vendas de t-shirts alusivas ao sismo no Japão, Mira revela que se for reunido um valor considerável, vai ter mesmo de se perguntar às pessoas para onde doar o euro de cada venda. Quem quer sugerir?

- Artigo actualizado às 20h09. Foi adicionado o vídeo "Vamos todos ajudar o Aníbal" do FB Leaks.


---
- As assinaturas na Petição Pública para que Cavaco Silva se demita já ultrapassam as 13.000 neste momento.

- Leia mais em Página Global sobre Cavaco Silva, veja vídeos, fotomontagens e colha diversas opiniões de colunistas da imprensa portuguesa e de autores deste blogue.

Sem comentários:

Mais lidas da semana