quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Portugal: EXISTEM CINCO PETIÇÕES CONTRA CAVACO SILVA




Luís Reis Ribeiro - Dinheiro Vivo

Existem, pelo menos, cinco petições online contra o Presidente da República

Duas têm já dezenas de milhares de assinantes que se insurgem contra as declarações de Cavaco, na semana passada, sobre os seus rendimentos. Outras são iniciativas algo inconsequentes; algumas até contêm erros de português.

A petição com mais sucesso chama-se "Pedido de Demissão do Presidente da República" e já conta com mais de 24 mil assinaturas. O número está a subir em flecha.

É o documento mais estruturado, que acusa Cavaco de "grande falta de senso e de respeito para com a População Portuguesa", referindo que "não reúne mais condições nem pode perante tais declarações continuar a representar" os portugueses. Na petição, o Chefe de Estado é tratado várias vezes por "senhor".

O segundo maior abaixo-assinado confunde-se com o primeiro: chama-se Demissão do Presidente Aníbal Cavaco Silva, reclama a renúncia do Chefe de Estado ao cargo pelas mesmas razões (as "passadas declarações"), embora não as concretize, nem as situe no tempo. Diz que "além de andar a dormir", Cavaco "desconhece por completo a realidade que se vive neste país". A iniciativa está a crescer (mais devagar) no número de assinantes, mas já vai com mais de quatro mil nomes.

Também se podem encontrar alguns exercícios mais ligeiros, e até impertinentes no vocabulário, que reagem às declarações da semana passada. É o caso da petição "Ajudem o Prof. Cavaco". Tinha 39 assinantes e trata o Presidente por "tadinho". Pedem que cada português faça "a doação mensal de um euro" para ajudar às expensas da primeira figura do Estado. O primeiro assinante tem um nome pouco credível: chama-se "Largo".

A petição "Um Euro para Cavaco", iniciada pelo cidadão "João Carlos", insurge-se contra as tais declarações e, embora curta, consegue incluir um erro de português de palmatória: "Vamos todos contribuir com 1 euro para que tenha o descanso que mereçe durante a sua reforma". Esta é, das petições mais recentes, a que merece menos apoios: tem 14 assinaturas.

Por fim, uma mais antiga, de 2009, que vale pelo seu humor fino. Chama-se "IMPEACH CAVACO" tem apenas três assinaturas e um motivo original: insurge-se contra o facto de Cavaco usar "recorrentemente" a expressão "e-mail" "em vez do correspondente vernáculo mensagem de correio electrónico".

---
- As assinaturas na Petição Pública para que Cavaco Silva se demita já ultrapassam as 28.000 neste momento.

- Leia mais em Página Global sobre Cavaco Silva, veja vídeos, fotomontagens e colha diversas opiniões de colunistas da imprensa portuguesa e de autores deste blogue.

Sem comentários:

Mais lidas da semana